SOS Mata Atlântica seleciona projetos em 1ª etapa de edital
A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou no dia 9 de março as propostas aprovadas na primeira fase do edital que destinará R$ 1 milhão para apoiar a criação e implementação de Unidades de Conservação Municipais (UCs). Nessa etapa da seleção foram recebidas 98 propostas. Destas, 76 foram aprovadas para passar para a segunda fase da seleção. Os selecionados deverão agora encaminhar as propostas completas até o dia 15 de abril de 2016.
 
O objetivo do edital, que tem patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e faz parte das comemorações de 30 anos da Fundação SOS Mata Atlântica, é estimular os municípios a fortalecerem a gestão ambiental de seus territórios, investindo no planejamento e na execução de medidas que assegurem proteção e uso sustentável do ambiente natural. 
 
As propostas estão divididas em quatro linhas de apoio, que são específicas para UCs reconhecidas no âmbito municipal: 1) Criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) reconhecidas pela esfera municipal; 2) Criação de UCs públicas de proteção e uso sustentável na mata atlântica e em ambientes costeiros e marinhos associados; 3) Atividades que contribuam para a gestão/administração/operação de UCs públicas da mata atlântica, costeiras e marinhas; e 4) Projetos que contribuam para a implementação e consolidação de UCs de proteção integral sustentável.