DIVISOR: o futuro da perfuração nas simulações 3D

A RSB está estudando maneiras de otimizar a eficiência das atividades de perfuração offshore utilizando inteligência artificial e simulações físicas, possibilitando a visualização 3D das operações e o uso ótimo dos dados em tempo real. Veja uma simulação do programa.
download

Há um futuro inimaginável no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas no segmento de energia e como #CriadoresdoAmanhã, buscamos por essas soluções todos os dias. Uma delas é o Projeto DIVISOR, que vai otimizar a eficiência das atividades de perfuração pela inclusão de tecnologias digitais.

O DIVISOR tem como grande objetivo prever possíveis problemas operacionais ao longo da perfuração de poços, e consolidar as informações de projeto e da operação em um sistema centralizado, integrando diversas fontes de dados. Como a perfuração de poços é uma das atividades mais onerosas durante o desenvolvimento de um projeto de exploração e produção de petróleo offshore, a solução proposta pelo projeto tem grande capacidade de redução de tempo e custo, amentando a segurança e eficácia dessas operações. 

O projeto DIVISOR é, de fato, um divisor de águas

O DIVISOR oferece a visualização 3D da perfuração do poço em tempo real, junto de dados relevantes para a tomada de decisões, como litologia, propriedades de fluidos de perfuração, trajetórias projetadas, dados de sensores de campo, resultados de simulações e outros.

Além disso, o sistema usa esses mesmos dados como insumo para os algoritmos de inteligência artificial que identificam padrões de acontecimentos para detecção antecipada de problemas, aumentando a eficiência e a otimização dos processos.

Também é possível utilizar informações de operações de outros campos para tornar esse banco de dados ainda mais rico. A ferramenta em desenvolvimento pode interpretar semanticamente dados de relatório diários em arquivos .pdf, alimentando o banco de dados de forma automatizada.

TRADUZINDO…

Em uma analogia, é como prever os principais problemas que podem ocorrer durante a construção ou uma reforma de sua casa com base em inteligência artificial e uso de dados em tempo real adquiridos em sua própria obra ou em obras similares. Imagine conseguir diminuir a quantidade de cimento ou ferragem em uma laje com base na experiência de outras obras sem comprometer a segurança e a durabilidade, ver numa visualização 3D se o lugar escolhido para uma furação tem vigas, canos ou qualquer outra estrutura ou ainda, interromper a colocação de um piso porque o sistema detectou que o contra-piso precisaria estar nivelado. Certamente, isso colaboraria para que tanto a construção quanto qualquer obra da sua casa fossem mais eficientes e mais baratas.

Veja a simulação do DIVISOR

Com o projeto Divisor, buscamos um maior controle da execução, melhoria nos processos e aumento do desempenho através de formas alternativas de realização. A atividade de perfuração está sempre em contínua evolução, afinal qualquer melhoria pode representar uma redução significativa dos custos operacionais”, diz Fernando Perin pesquisador da RSB.

O DIVISOR é parte da grande iniciativa de Transformação Digital da Repsol Sinopec Brasil, que objetiva integrar todos seus processos operacionais desde a prospecção e perfuração até a produção e venda do petróleo e gás produzido.

 “O futuro da perfuração eficiente e dentro dos custos estimados passa pela melhoria gradual da qualidade e das funcionalidades e do acompanhamento remoto das operações. E, por que não pensar também, em um futuro onde a operação remota seja realidade. O DIVISOR certamente, é um passo concreto nessa direção” – diz Renata Martin, gerente do INWELL da Repsol em Madrid.

O projeto DIVISOR é realizado em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (SENAI/Firjan) e a empresa Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS).

 



Contato para Imprensa