RSB usa computação de alto desempenho para maximizar resultados das imagens de sísmicas 3D

Projeto SPEED utiliza o supercomputador AIRIS, uma parceria da RSB com o SENAI CIMATEC, para desenvolver um algoritmo especial para a análise de imagens de sísmicas 3D. Um paper do projeto foi premiado com “menção honrosa” no congresso técnico da Rio Oil & Gas 2020.
download

O projeto SPEED (Modelo computacional para imagens sísmicas 3D) é realizado pela Repsol Sinopec Brasil em parceria com o SENAI CIMATEC (BA) e Geo Imaging Solutions SA e busca desenvolver um algoritmo robusto para usar toda a equação da onda obtiva através de sísmica 3D na melhoria da qualidade das imagens finais que vão para análise geofísica. Ao utilizar toda a equação da onda, ou seja, todos os seus termos, propriedades acústicas, elásticas, de absorção e dispersão, é possível realizar análises mais reais e fidedignas do campo de petróleo, mas para isso é necessário o uso de computação de alto desempenho (HPC).

Para isso o projeto desenvolveu um código que foi adaptado pelo SENAI CIMATEC para ser dimensionado em um ambiente HPC, no Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do SENAI CIMATEC, na Bahia. Após primeiros testes exitosos, a parceria está indo ainda mais longe e iniciando testes com GPU (Unidades de Processamento Gráfico), tema principal do artigo submetido a Rio Oil and Gas 2020.

O projeto SPEED representa um grande desafio para os pesquisadores, mas a parceria RSB e SENAI CIMATEC tem mostrado um grande potencial para essa estratégia.

O paper “Desenvolvimento de RTM acústico 3D e aplicação em multi-GPU ambiente utilizando dados reais”, confeccionados pelos pesquisadores do projeto, foi premiado com menção honrosa no congresso técnico do último Rio Oil & Gas 2020 pela relevância do tema, rigor acadêmico na condução dos experimentos e, principalmente, pela inovação associada ao conceito proposto.



Contato para Imprensa