Repsol Sinopec e CIMATEC têm projeto de combate à covid-19 selecionado em edital

Parte da capacidade de processamento do Supercomputador AIRIS será disponibilizada à comunidade científica para auxiliar em pesquisas com uso de Inteligência Artificial sobre o o novo coronavírus.
download
Supercomputador AIRIS

Projeto oriundo de parceria entre Repsol Sinopec Brasil e SENAI CIMATEC foi selecionado por Edital de Inovação para a Indústria com foco no combate ao à covid-19, organizado pelo SENAI NACIONAL. Três linhas de ação serão contempladas, todas baseadas na utilização do ambiente de supercomputação e inteligência artificial do CIMATEC, segundo maior centro de supercomputação da América Latina, que disponibilizará, entre outras máquinas, o supercomputador AIRIS, também fruto de parceria entre CIMATEC e Repsol Sinopec, para pesquisas relacionadas ao novo coronavírus.

Inaugurado em 2019 para processar grandes volumes de dados de projetos de pesquisa na área de petróleo e gás, o AIRIS é um dos mais modernos e potentes supercomputadores do centro, com mais de 800 teraflops de capacidade de processamento. Parte de sua capacidade de processamento será disponibilizada à comunidade científica para auxiliar em pesquisas sobre o o novo coronavírus. Cientistas do mundo todo poderão partilhar e contribuir com informações e pesquisas a respeito do novo coronavírus.

A primeira linha de ação se concentrará na análise de sequências genéticas e estudos biológicos. Na segunda frente, serão feitos esforços para o desenvolvimento de uma ferramenta de suporte ao diagnóstico médico de exames de imagem por raio-X e tomografia computadorizada. Esses exames, além de possibilitar a identificação do coronavírus no corpo humano, são capazes de mapear com precisão se houve alguma área danificada pela doença e qual a amplitude.

A terceira linha de ação consistirá na análise de dados e cenários internacionais para projeções do que poderá a ocorrer em níveis locais. Essa ferramenta possibilitará que gestores de todo o Brasil planejem com maior precisão a eficácia as suas ações no combate ao coronavírus.

“O centro de Inteligência Artificial e Supercomputação do CIMATEC está dedicando seus especialistas e poder de processamento no combate à covid-19. Em um momento tão crítico, é importante unirmos forças para ajudar a nossa comunidade”, afirma Adhvan Furtado, gerente executivo de Computação do CIMATEC.

“Essa é mais uma ação que reforça a solidariedade perante a crise e a necessidade de atuação conjunta, somando a energia de toda a indústria em prol da comunidade”, complementa Mariano Ferrari, CEO da Repsol Sinopec Brasil.

Conheça o AIRIS (Artificial Intelligence RSB Integrated System)



Contato para Imprensa