Projeto de pesquisa da RSB em parceria com a UFRJ usa abordagem inovadora para reduzir tempo improdutivo na construção de poços de O&G

Projeto estuda a influência de nano partículas magnéticas no cimento usado na construção de poços de petróleo e gás e com potencial de aplicação em poços de CCUS (Carbon Capture Utilization and Storage). Um paper do projeto foi premiado com “menção honrosa” no congresso técnico da Rio Oil & Gas 2020.
download

O projeto Self-Heating Cement (SHC) é realizado pela Repsol Sinopec Brasil (RSB) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele estuda a influência de nano partículas magnéticas no cimento usado na construção de poços de petróleo e gás e busca obter os mesmos resultados de aditivos químicos através de propriedades físicas.

O conceito do projeto SHC consiste basicamente em estimular, por meio de um campo magnético oscilante, nanopartículas magnéticas misturadas a pastas de cimento utilizadas em poços de petróleo e gás. O movimento das nanopartículas magnéticas quando se alinham (e desalinham) com o campo magnético oscilante gera calor e esse calor atua como um “catalisador” para a reação de hidratação do cimento. O tempo de pega mais rápido do cimento é essencial para reduzir o tempo improdutivo na construção de poços comumente chamados de “Waiting on Cement – WOC” ou mesmo para reduzir a contaminação em operações de remediação de cimento defeituoso (squeeze).

O aspecto mais interessante dessa abordagem é seu caráter “contra a maré”. Enquanto a maioria dos desenvolvimentos, especialmente aqueles feitos por empresas de serviços, buscam introduzir aditivos químicos de alto custo e formulações cada vez mais complexas para atingir os mesmos efeitos, o projeto SHC busca manter o cimento mais próximo de sua fórmula original trabalhando em suas características físicas. O intuito de manter a maior pureza possível do cimento é relevante para a redução de custos de poços de petróleo e gás, no entanto, é particularmente interessante em aplicações de CCS (Armazenamento de Captura de Carbono) onde o fato do cimento estar o mais próximo possível de uma «rocha de cobertura natural» é positivo, pois os aditivos químicos aplicados ao cimento podem degradar, especialmente em cenários de aplicação de longo prazo (+100 anos).

O projeto Self-Heating Cement (SHC) teve o artigo “Produção de nanopartículas magnéticas modificadas com sílica para aplicação na indústria de óleo e gás” premiado com a “menção honrosa” no congresso técnico da Rio Oil & Gas 2020.

+ Na RSB trabalhamos no desenvolvimento de metodologias e aplicações que permitam otimizar os processos de exploração e produção de hidrocarbonetos. Neste campo existem 3 objetivos principais: reduzir o tempo de início da produção, desenvolver tecnologias que ajudem em cada fase do ciclo de vida de uma jazida e aumentar a eficiência, segurança e sustentabilidade de todas as nossas operações.



Contato para Imprensa