Repsol Sinopec realiza primeiro teste em escala real com robô autônomo para aumentar a eficiência das operações

Em nova fase, integração do Projeto WellRobot® ao Poço Escola busca avançar em tecnologia promissora para avaliar a integridade de poços de perfuração
download

A Repsol Sinopec Brasil (RSB) conduziu seu primeiro teste em escala real com o robô autônomo do Projeto WellRobot®, desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Ouronova. O teste foi realizado no Poço Escola, infraestrutura fruto do Projeto Automud, conduzido pela RSB em parceria com a Geowellex, que abriga uma plataforma de perfuração terrestre e um poço de 120 metros de profundidade, construídos em Macaíba, no Rio Grande do Norte.

Esta etapa representa mais um avanço na tecnologia desenvolvida para realizar, de forma autônoma, a inspeção da integridade de poços de perfuração. O robô funciona como uma ferramenta de ligação direta com o poço, sem necessidade de intervenção mais complexa e de interrupção da produção. Nesta fase, o foco será a testagem da tecnologia em poços de complementação seca, seja em terra ou em plataformas em águas rasas.

“A parceria com grandes centros de pesquisa, aliada à integração entre os projetos, nos permite progredir em soluções cada vez mais promissoras para a indústria, reforçando a importância do conceito de inovação aberta para a realização de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento do setor”, ressalta o gerente de Pesquisas em Tecnologia de Poço da Repsol Sinopec, João Guandalini.

Aliada ao WellRobot, a RSB e a Ouronova estão desenvolvendo um sistema automatizado de análise de perfilagem de cimento de poços, o P&A Assistant. Esta solução é derivada do projeto TTILT, que construiu um protótipo de uma ferramenta de perfilagem capaz de analisar a qualidade de cimento estando inserida dentro da coluna de produção em poços revestidos (logging through tubing). A primeira fase do Projeto WellRobot e TTilt também teve a parceria da PUC-Rio. Ao todo, já foram investidos mais de R$ 35 milhões para o desenvolvimento destas tecnologias.

“O recente teste de campo do Wellrobot e os resultados iniciais do P&A Assistant são a certeza de que a parceria de quase três anos entre a Ouronova e a RSB caminham na direção correta. Combinando robótica e inteligência artificial, trabalhamos em conjunto para oferecer em breve ao mercado duas tecnologias disruptivas para apoiar a avaliação da integridade de poços, de forma mais simples, rápida e econômica», afirma o presidente e diretor executivo da Ouronova, Eduardo Costa.

Incentivo à troca de conhecimento

Responsável pelo primeiro poço-teste em tamanho real conduzido por uma International Oil Company (IOC) no Brasil, o Projeto Poço Escola permite testar e aprimorar novas tecnologias, além de contribuir para a capacitação técnica de estudantes de diversas universidades do país e profissionais do setor. Com isto, a iniciativa estimula a troca de conhecimento e a abertura de caminho para o surgimento de soluções cada vez mais inovadoras.

“Sustentabilidade atrelado à inovação é o que faz da Geowellex, em parceria com a RSB, desenvolver soluções de impacto à indústria e à transição energética, como identificação de fluidos em tempo real (Projeto GOLD) e predição de litologia através de modelos de Machine Learning (Automud)”, destaca o CEO da Geowellex, Leonardo Montalvão.

Em breve, o Projeto Automud irá incorporar uma nova funcionalidade, denominada Managed Pressure Drilling (MPD), com intuito de adaptar a tecnologia à solução GOLD, também desenvolvida em parceria com a Geowellex. Esta técnica, muito utilizada no pré-sal, funciona para assegurar maior controle da pressão durante o processo de perfuração do poço.

Tecnologia e inovação como estratégia

Tecnologia e Inovação são parte da estratégia de atuação da Repsol Sinopec no Brasil, que recentemente completou 25 anos de uma trajetória sólida e voltada para o desenvolvimento sustentável do setor. Os projetos WellRobot/TTilt, Automud e GOLD fazem parte do portfólio da RSB voltado para aumentar a segurança e a eficiência das operações, desenvolvidos com recursos da cláusula de PD&I da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Equipe dos projetos Wellrobot e Automud junto da Repsol Sinopec Brasil



Contato para Imprensa