Entrada em operação de contrato do Sistema Integrado de Processamento (SIP) é mais um avanço no mercado de gás brasileiro

O sistema prevê o acesso de produtores de gás natural a unidades de processamento de gás da Petrobras
download

A entrada em operação do contrato do Sistema Integrado de Processamento (SIP) celebrado entre a Petrobras e a Petrogal Brasil, e divulgado ao mercado em 1º de agosto de 2022, é mais um marco na abertura do mercado de gás.

Em Janeiro deste ano tivemos outro marco para o desenvolvimento do setor de gás natural com a assinatura do acordo de Swap, por meio do qual o gás rico da Repsol Sinopec, proveniente do campo de Sapinhoá, era vendido para a Petrobras na entrada da Planta de Processamento de Cabiúnas (UTGCAB) – parte do Sistema Integrado de Processamento (SIP) – e comprado já processado na saída. Este contrato foi o primeiro dessa modalidade no mundo.

Agora, com a entrada em operação do SIP, outras empresas produtoras podem acessar as unidades de processamento de gás de propriedade da Petrobras, localizadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, ligadas ao Sistema Integrado de Escoamento (SIE). E com isso, comercializarem seus volumes de gás já processados diretamente aos seus clientes.

A Repsol Sinopec Brasil participou ativamente das discussões para criação e implantação do SIE e do SIP, evidenciando o nosso compromisso com o desenvolvimento de um mercado competitivo e sustentável no país.

Os novos sistemas integrados de escoamento e processamento de gás permitem uma diversificação ainda maior dos agentes do mercado de gás, resultando em aumento da concorrência e da competitividade, contribuindo para o desenvolvimento de um mercado competitivo e sustentável no país.

Os avanços no mercado de gás natural são decisivos para uma transição energética segura e responsável rumo à uma economia de baixo carbono, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento do mercado, da indústria e do nosso país.



Contato para Imprensa