Repsol Sinopec Brasil divulga Plano de Sustentabilidade 2021

Tecnologia pioneira para captura de CO2, avanço nas operações de gás natural e promoção da diversidade estão entre os destaques
download

A Repsol Sinopec Brasil (RSB) divulga hoje (14/3) seu Plano de Sustentabilidade 2021. Entre os principais marcos, estão o desenvolvimento de soluções inovadoras, como o projeto de captura de CO2 para produção de hidrocarbonetos sustentáveis, e o avanço na produção e comercialização de gás natural no Brasil, que tem se consolidado como país estratégico para o grupo Repsol a nível mundial.

“As recentes conquistas reforçam nosso patamar de excelência em gestão sustentável, com objetivo de avançar na descarbonização nas atividades de E&P, impulsionando nossos negócios no Brasil, especialmente no mercado de gás natural”, destaca o CEO Mariano Ferrari.

Desde 2014, a empresa desenvolve planos anuais de sustentabilidade, com base nas diretrizes de sustentabilidade do Grupo Repsol, na Agenda Global 2030 da ONU e no Acordo de Paris. A governança e a gestão ambiental e social são eixos norteadores neste processo, o que reforça ainda mais a incorporação dos princípios ESG em sua política de atuação. Em breve, a empresa divulgará Plano de Sustentabilidade 2022, com as novas metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.

 

Destaque em igualdade de gênero

A igualdade de gênero é um dos pilares da política ESG da companhia, tida como um diferencial para aumentar sua competitividade e inovação. Neste sentido, a RSB adota o processo de seleção às cegas, estabelecendo a paridade de gênero nos processos de contratação. Como resultado, a empresa se destaca com números acima da média do setor, com 44% de mulheres entre seus colaboradores, sendo 34% em posições de liderança e 54% na liderança executiva.

Em outra recente conquista, a RSB, que está inserida no Programa Empresa Cidadã, ampliou por iniciativa própria a licença-paternidade, de 20 dias para quatro meses, além de já ter estendido a licença-maternidade para seis meses.

 

Inovação para um futuro de baixas emissões

A Repsol Sinopec Brasil investe em ações voltadas a uma economia de baixo carbono e à redução de emissões, em compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os objetivos globais do Grupo Repsol, que foi o primeiro do setor no mundo a adotar a meta ambiciosa de zerar suas emissões líquidas até 2050.

Nesta linha, ao longo dos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de R$ 185 milhões em projetos de P&D, em parceria com universidades e startups, para a construção de modelos energéticos mais sustentáveis e competitivos, avançando no caminho da transição energética.

Um grande exemplo é o projeto CO2CHEM. Considerado pioneiro no país, ele atua no desenvolvimento de tecnologias inovadoras de captura de CO2 para produção de hidrocarbonetos sustentáveis, obtidos através de processos industriais que não emitem gases de efeito estufa. Estes hidrocarbonetos podem se tornar combustíveis ou até parafinas especiais, que servem para a fabricação de vários produtos utilizados no dia a dia.

 

Marco para a indústria de gás natural

A empresa também se destaca pela participação ativa no processo de abertura do mercado de gás natural, como um meio essencial para embasar a transição energética.

Além da descoberta de Pão de Açúcar, no bloco BM-C-33, uma das fontes com maior potencial de fornecimento de gás do país, a RSB firmou, em dezembro de 2021, contratos de venda de gás do campo de Sapinhoá Norte com a Petrogal, que começou a ser comercializado em 1º de janeiro deste ano. A medida representa um marco para o setor, ao permitir uma oferta mais diversificada dos produtores de gás do pré-sal, possibilitando à sociedade uma fonte de energia confiável e de baixa emissão de carbono.

 

Acesse aqui o Plano de Sustentabilidade 2021 da Repsol Sinopec Brasil.



Contato para Imprensa