Projetos de P&D da RSB recebem menção honrosa em congressos técnicos

Nos últimos meses a RSB e seus colaboradores de projetos de P&D inscreveram cerca de 60 publicações em eventos técnicos. Quatro desses projetos receberam honrarias emitidas pela SPE International e pela Rio Oil & Gas Expo and Conference 2020, maior evento do setor na América Latina.
download

A publicação dos resultados técnicos gerados a partir do desenvolvimento dos projetos de pesquisa da Repsol Sinopec Brasil tem por objetivo levar a comunidade científica, não só a importância dos seus conceitos, mas também demonstrar que suas pesquisas estão na vanguarda das novas tecnologias em diversas áreas do setor de O&G.

No ano de 2020 a RSB, juntamente com seus colaboradores nos projetos de P&D, submeteram cerca de 60 publicações em diferentes eventos nacionais e internacionais. Dentre eles destaca-se o Rio Oil & Gas Expo and Conference 2020 onde foram submetidos 25 artigos em diversas categorias, com vários deles sendo destaque como mais bem avaliados pelo Comitê Técnico, e, ao final, três deles receberam “menção honrosa” pela relevância dos tópicos, qualidade do trabalho técnico, rigor acadêmico na execução dos experimentos e inovação trazida pelo conceito proposto.

Os projetos SHC (Self-Heating Cement), CYCLOP (Condensate Banking Control in Gas Condensate Fields) e SPEED (Computational model for 3D seismic imaging) receberam a honraria do Comitê Técnido da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2020, o maior evento do setor na América Latina. Além desses, o projeto TWIN recebeu outra honraria, desta vez emitida pela SPE Internacional (Society of Petroleum Engineers).

Projetos como estes são bons exemplos de como muitas vezes as operadoras precisam liderar o desenvolvimento tecnológico de soluções não-convencionais (Leaders), para não ficarem reféns das soluções do mercado (Follower). Além disso, tais projetos provam como o trabalho coordenado e em parceria com Repsol Ventures, Repsol Techlab e do departamento de P&D da Repsol Sinopec Brasil podem aumentar o potencial dos investimentos em P&D e inovação feitos pela Repsol e pela Sinopec.” Ressalta Támara García, Gerente de P&D da Repsol Sinopec Brasil.

Um exemplo disto pode ser visto no arranjo usado no projeto SHC, onde a Repsol Ventures investiu em um promissor fornecedor de nano partículas magnéticas (Nanogap), o TechLab fez os estudos preliminares sobre o conceito do SHC e o departamento de P&D da RSB identificou um parceiro (UFRJ) para a realização da prova de conceito (POC) e as validações mais complexas. Ao final, o sucesso do projeto tem potencial de gerar economia para as próprias operações da Repsol e da Sinopec, quanto permitir o retorno do capital investido através da Repsol Ventures.

Os projetos CYCLOP e SPEED já foram encerrados e estão em fase de visualização para novas fases, com possibilidades de aplicação em possíveis ativos da companhia. O projeto SHC tem previsão de término para abril/2021 e, no momento está em fase análise de continuidade, onde serão verificados os critérios de investimento necessário, os riscos técnicos e comerciais, bem como o tempo até que a solução esteja pronta para uso pelo mercado.

 

Saiba mais sobre os projetos mencionados nos links abaixo:

SHC (Self-Heating Cement)
O projeto estuda a influência de nano partículas magnéticas no cimento usado na construção de poços de petróleo e gás e busca obter os mesmos resultados de aditivos químicos através de propriedades físicas. Saiba mais.

CYCLOP (Condensate Banking Control in Gas Condensate Fields)
O projeto estuda uma metodologia para quantificar o risco de perda de produtividade devido ao acúmulo de condensado e classificar o desempenho das tecnologias aplicáveis para minimizar sua formação e/ou a remoção periódica de líquido acumulado no reservatório ou próximo ao poço produtor. Saiba mais.

SPEED (Computational model for 3D seismic imaging)
O projeto SPEED busca desenvolver um algoritmo forte para usar toda a equação da onda de sísmica 3D na obtenção de imagens com mais qualidade, ou seja, usar todos os seus termos, propriedades acústicas, elásticas, de absorção e dispersão. Saiba mais.

TWIN (Turned Water Injection)
O programa está estudando formas para aumentar o fator de recuperação dos campos da Repsol Sinopec Brasil através da alteração da composição da água injetada. Dentro deste escopo, o pacote FracTwin desenvolveu modelos para representar o escoamento de fluidos em reservatórios fraturados com o intuito de estudar o mecanismo de recuperação de petróleo em reservatórios com esta característica. Saiba mais.



Contato para Imprensa