RSB estuda mecanismos de recuperação de petróleo (EOR) em reservatórios naturalmente fraturados

Os resultados deste trabalho podem ter influência direta na tomada de decisão dos planos de desenvolvimento dos campos do pré-sal brasileiro. Um artigo do projeto recebeu um prêmio da SPE International como o melhor artigo na América do Sul e Caribe na categoria Master.
download

O programa TWIN (Tuned Water Injection) é realizado pela Repsol Sinopec Brasil em parceria com a UNICAMP, e está estudando o potencial da injeção de água com composição alterada para aumentar o fator de recuperação dos ativos da Repsol Sinopec Brasil.

Dentro do programa, a atividade FracTwin, em desenvolvimento no Laboratório de Métodos Mísciveis de Recuperação (LMMR), tem como objetivo a construção de um modelo de rocha fraturada com propriedades controladas e prova de conceito para estudar o mecanismo de recuperação de petróleo em reservatórios naturalmente fraturados. Esse modelo permite o entendimento dos fenômenos que predominam a produção de reservatórios naturalmente fraturados, sendo importante para alinhar estratégias de desenvolvimento de campos com estas características, e assim aumentar o fator de recuperação desse tipo de reservatório, além de reduzir a produção de água.

Além da avaliação da injeção de água com composição alterada, o modelo pode ser utilizado para o estudar o aumento no fator de recuperação utilizando outras técnicas de injeção tais como injeções de géis, polímeros, surfactantes, espumas, emulsões ou um conjunto híbrido destes.

Os resultados obtidos deste trabalho podem ter influência direta na tomada de decisão dos planos de desenvolvimento dos campos do pré-sal brasileiro.

A implementação em nossas operações se dará com a comprovação de que os efeitos observados nos experimentos são validos em escala real. Para tal é preciso fazer uma modelagem numérica considerando todas as particularidades do caso real e as limitações da transferência de escala. A boa notícia é que os efeitos observados no laboratório foram replicados com sucesso na simulação de reservatórios. Esse trabalho envolvendo a modelagem numérica foi premiado pela SPE.

Em 2019, TWIN (Tuned Water Injection) recebeu um prêmio da SPE International como o melhor artigo na América do Sul e Caribe na categoria Master (SPE South American and Caribbean Regional Student Paper Contest). O artigo intitulado «Efeitos da molhabilidade e da vazão de injeção na transferência de massa para simulação de reservatórios fraturados» apresentou um estudo de simulação numérica para demonstrar a importância da interação entre molhabilidade, mudanças na vazão de injeção o e os parâmetros que controlam a transferência de massa entre fratura de matriz.



Contato para Imprensa