RSB é vencedora de duas categorias do prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020

download

O Prêmio ANP incentiva a inovação, as pesquisas e ao desenvolvimento das capacidades técnicas locais, contribuindo para tornar nossas operações cada vez mais eficientes, seguras e sustentáveis e fortalecendo o setor tecnológico no Brasil, para que sejamos referência mundial de tecnologia no setor. Além de ser um reconhecimento aos profissionais que se dedicaram aos projetos.

A RSB levou o prêmio na categoria II, na área temática geral “Exploração e Produção de Petróleo e Gás”, com o projeto WellRobot, que está desenvolvimento uma plataforma modular robótica autônoma para operações Rigless com o objetivo de realização de tarefas de intervenção em poços, dentro da coluna de produção. A plataforma pode ser utilizada junto da ferramenta TTiLT, também em desenvolvimento, que é capaz de avaliar a qualidade do cimento em poços revestidos.

A RSB também levou o prêmio na categoria IV, na área temática específica “Redução de Impactos Ambientais e Energias Renováveis”, com o projeto ARIEL, que está desenvolvendo um sistema autônomo para detecção rápida de óleo no mar em ambiente offshore e coleta de dados para alimentar os modelos de dispersão de óleo, tornar a atividade de monitoramento ambiental offshore mais eficiente e contribuindo para o aumento da segurança de nossas operações.

Representando o nosso time e os profissionais gestores dos projetos finalistas Alexandre Diezel, João Guandalini, Leonildes Soares e Marcelo Andreotti, subiram ao palco para receber os troféus. Nosso CEO, Mariano Ferrari e nosso Gerente de P&D, José Salinero, também estiveram presentes. Na foto de destaque da notícia, junto de parte da equipe de P&D da RSB, estão Alfredo Renault, Superintendente de P&D da ANP e Rodolfo Sabóia, Diretor Geral da ANP.

A cerimônia do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020 foi realizada 2021 em virtude da pandemia da Covid-19.

Na vanguarda da inovação, investimos mais de R$ 185 milhões em projetos de P&D nos últimos cinco anos.

Somos energia que colabora e avança em pesquisas para tornar nossa atividade ainda mais segura, sustentável e eficiente. Somos energia para criar o amanhã!

Projetos vencedores

WellRobot + TTiLT – Projeto Vencedor da Categoria II
Repsol Sinopec + PUC-Rio + Ouronova
A plataforma modular robótica autônoma para operações Rigless (WellRobot) está sendo desenvolvida com o objetivo de realização de tarefas de intervenção em poços, dentro da coluna de produção. Somado ao equipamento, está sendo desenvolvida a ferramenta TTiLT, capaz de avaliar a qualidade do cimento em poços revestidos. A abundância de informações obtidas com essas ferramentas poderá permitir que a indústria migre de uma abordagem reativa para uma preditiva no gerenciamento de integridade de poços.

ARIEL – Projeto Vencedor da Categoria IV
Repsol Sinopec + UFRJ / GSCAR + Tidewise + Farol Serviços
O projeto está desenvolvendo um sistema autônomo para detecção de óleo no mar em ambiente offshore e coleta de dados para alimentar os modelos de dispersão de óleo. Nele, uma embarcação autônoma (USV) e um drone (VANT) constituem um sistema integrado autônomo e colaborativo que permite monitoramento contínuo e rápida detecção de vazamentos de óleo no mar, fornecendo previsões da dinâmica de espalhamento do óleo para guiar os esforços de contenção e recolhimento. Através do sistema do ARIEL será possível diminuir custos, tornar a atividade de monitoramento ambiental offshore mais eficiente e aumentar a segurança de nossas operações.


Outros projetos finalistas

i-Concept JIP
Repsol Sinopec + Shell + Deep Seed Solutions
O projeto i-Concept JIP apresenta uma solução a integração de algoritmos complexos que refletem artificialmente a inteligência apreendida através do mapeamento dos processos de engenharia adotados em campos offshore. Assim, a solução permite a geração de alternativas conceituais de desenvolvimento de um campo offshore de forma automática e multidisciplinarmente integrada, contribuindo para um aumento expressivo da eficiência nos processos de geração de alternativas conceituais de sistemas offshore de produção de óleo & gás.

Gimbal Joint Riser – GJR
Repsol Sinopec + Equinor + Subsea7
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um novo conceito de riser dinâmico, baseado no conceito de junta articulada, para utilização em sistemas de produção de óleo e gás em águas profundas, sob altos níveis de pressão e com a presença de fluidos corrosivos.

Predict Main 4.0
Repsol Sinopec + SENAI IST A&S + SENAI CIMATEC + Aveva / Schneider Electric
O objetivo deste projeto é desenvolver uma ferramenta tecnológica que aumentará a segurança operacional, a performance do ativo e a assertividade para a tomada de decisão através de uma plataforma unificada de ativos digitais que utiliza algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para predizer quando e porque um determinado equipamento irá falhar, permitindo à operação atuar de acordo com o cenário de forma preventiva e não corretiva, possibilitando intervenções de manutenção de forma assertiva e planejada. A unificação destes algoritmos e das bases de dados de diferentes contextos resultarão na criação do primeiro Gêmeo Digital de um FPSO no Brasil.

SquidBot
Repsol Sinopec + Kraken Robotics
O SquidBot é um robô autônomo, sem cabo umbilical, capaz de fazer inspeção não destrutiva no solo de tanques de armazenamento de superfície (reservatórios) em serviço, isto é, sem a necessidade de seu esvaziamento, levando a significativas reduções nos custos e nos tempos operacionais necessários para as inspeções rotineiras e também, aumentando a segurança do trabalho ao evitar a necessidade de operação humana em ambientes confinados e em áreas de risco – prática atual de inspeção – substituindo-a pelo uso da inspeção robótica. O robô poderá navegar autonomamente em diversos tipos de fluidos, sejam gasolina, querosene, diesel, óleo, etanol, biodiesel ou água.

GeSun
Repsol Sinopec + SENAI + BioBureau
Na busca de soluções para a proteção da biodiversidade, o projeto realizou o sequenciamento genético do Coral Sol, espécie invasora que vem afetando a biodiversidade de algumas regiões do país. O sequenciamento do genoma do Coral Sol aumentará o conhecimento dessa espécie, contribuindo para que obtenhamos soluções biotecnológicas para diminuir sua disseminação e atenuar seus impactos.

#CriadoresdoAmanha



Contato para Imprensa