Repsol Sinopec Brasil celebra 25 anos no país

Com forte presença em ativos de classe mundial e projetos promissores, empresa mira no futuro reafirmando seu compromisso com a gestão ESG
download

A Repsol Sinopec Brasil (RSB) está celebrando 25 anos, com uma trajetória de pioneirismo, inovação, e grandes contribuições para o desenvolvimento e progresso da sociedade.

Com forte presença em ativos de classe mundial, especialmente no pré-sal, a empresa se consolida hoje como a quarta maior produtora nacional e uma das maiores empresas de energia da América Latina.

Sua carteira de ativos é composta por três grandes campos produtores – Albacora Leste, Lapa e Sapinhoá -, além de blocos exploratórios de grande potencial – Sagitário e BM-C-33.

Pioneirismo e geração de valor

Como parte do grupo espanhol Repsol, a empresa se tornou a precursora na abertura do mercado de exploração e produção brasileiro, em 2000, através da parceria para o campo de Albacora Leste. Em 2010, firmou uma joint venture com o grupo chinês Sinopec (40%), com objetivo de focar e  expandir suas atividades no upstream.

Mais tarde, a RSB participou de grandes descobertas no pré-sal brasileiro, como a de Sapinhoá, que hoje é terceiro maior campo produtor do país. Também foi a primeira empresa internacional a realizar operações de transbordo entre navios (ship-to-ship) em águas brasileiras.

Como resultado, de 2011 a 2022, a companhia investiu 5 bilhões de dólares no Brasil nos últimos 10 anos, destacando-se entre as empresas do setor que mais investiram no país na última década.

Energia para criar o amanhã

Esta trajetória de pioneirismos também foi reforçada quando, em 2019, a Repsol foi a primeira companhia do mundo no setor a declarar sua meta de zero emissões líquidas até 2050, compromisso assumido a partir de um modelo de sustentabilidade próprio, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e aos anseios da sociedade.

Neste contexto, a diversidade de talentos e a tecnologia são aliadas importantíssimas na busca de soluções para oferecer energia de forma cada vez mais segura, eficiente e sustentável.

A diversidade já é parte da empresa, que conta com uma equipe de pessoas de 10 diferentes nacionalidades e índices de presença feminina superiores aos da média da indústria. Na RSB, as mulheres representam 39% do time e 46% da liderança executiva. processo seletivo é oculto, e nele a paridade de gênero é assegurada. A nossa licença paternidade é de quatro meses, proporcionando maior igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, e, além disto, existe um canal de ética e cumprimento disponível 24h. O comitê de Diversidade e Inclusão, formado por empregados voluntários, também  desempenha um importante papel fomentando a diversidade e a inclusão na RSB.

Tecnologia e inovação são outras pontas de lança na estratégia voltada para a construção de modelos de energia mais sustentáveis. Na vanguarda da inovação, já foram mais de R$ 185 milhões em projetos de P&D nos últimos cinco anos, e cerca de R$ 200 milhões previstos para os próximos dois anos. Entre os projetos mais recentes do nosso portfólio, destacam-se o CO2CHEM, que está desenvolvendo tecnologias inovadoras para produção de hidrocarbonetos sustentáveis a partir de CO2, e o DAC.SI, que construirá a primeira planta de captura e armazenamento geológico de carbono atmosférico da América do Sul. Esses são projetos da linha de Pesquisa & Desenvolvimento em Gestão de Carbono que reforçam o compromisso da companhia com a sustentabilidade e a transição energética.

Além de atuação de destaque em diversidade e tecnologia, a empresa vem se consolidando como um player cada vez mais importante no mercado de gás natural brasileiro, através da venda direta do gás de Sapinhoá Norte, da sua importante contribuição e participação nos Sistemas Integrados de Escoamento e Processamento de Gás Natural (SIE e SIP), e do desenvolvimento do bloco BM-C-33, onde está localizada Pão de Açúcar, descoberta com volume total recuperável estimado acima de um bilhão de barris de óleo equivalente.

Agora, a Repsol Sinopec Brasil tem como objetivo construir os próximos 25 anos, com o nosso de seguir produzindo petróleo e gás de forma cada vez mais responsável, para suprir a demanda de energia, bem essencial para o bem-estar da sociedade. Tudo isto promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento do mercado, da indústria e do país.



Contato para Imprensa