OTC Brasil: Repsol Sinopec marca presença em uma das maiores conferências de tecnologia offshore

download

Empresa destaca atuação estratégica no setor de petróleo e gás natural no país, desenvolvimento em tecnologias inovadoras de descarbonização e seu apoio à Década do Oceano da ONU.

Patrocinadora da Offshore Technology Conference – OTC Brasil 2023, a Repsol Sinopec Brasil (RSB) marcará presença em uma das maiores conferências de tecnologia offshore, que será realizada a partir desta terça-feira, 24, até quinta-feira, 26, na EXPO MAG, na Cidade Nova, Rio de Janeiro.

Em seu estande, localizado no segundo andar, a empresa utilizará recursos inovadores para aproximar e ampliar o conhecimento do público presente sobre suas atividades. Entre elas, está um espaço interativo com tela touchscreen apresentando sua atuação em ativos estratégicos de exploração e produção. Além disto, o espaço terá hologramas para representar a FPSO do Projeto Raia (BM-C-33), no pré-sal, um dos principais projetos de gás natural no país, e a tecnologia DAC para captura de CO2 da atmosfera.

“Esta é uma grande oportunidade de aproximar o grande público da nossa história e atuação de mais de 25 anos no país. Além disto, demonstramos nossa dedicação em impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor, investindo em excelência operacional, tecnologia e sustentabilidade. Juntos, estamos moldando o futuro e construindo um amanhã cada vez melhor”, destaca o CEO, Alejandro Ponce.

Na programação, o gerente de Comercialização de Gás Natural e Relações Externas, Andrés Sannazzaro, participou do Congresso em uma sessão plenária sobre “Monetização de campos de alto teor de gás natural”, no dia 24. O grupo global Repsol também trouxe representante, com a participação da diretora de Transformação Industrial Tech da companhia, Adriana Orejas, na Mesa sobre Tecnologia e Sustentabilidade, neste mesmo dia.

Forte presença em ativos de classe mundial

Uma das maiores empresas de óleo e gás do país, a Repsol Sinopec está presente em campos considerados ativos de classe mundial: Albacora Leste, na Bacia de Campos; e Lapa e Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, este último considerado o terceiro maior campo produtor do Brasil.

Entre seus projetos mais promissores, está o Projeto Raia (BM-C-33), no pré-sal da Bacia de Campos. Com reservas acima de um bilhão de barris de óleo equivalente, o ativo é considerado uma das maiores fontes de gás natural do Brasil, insumo essencial para garantir a segurança e a transição energética. Sua capacidade de escoamento é estimada em 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia – o que equivale a 15% da demanda projetada nacional ou ao consumo de todo o Estado de São Paulo. A capacidade média de exportação prevista é de 14 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Raia Manta e Raia Pintada são os dois nomes sugeridos para as áreas de desenvolvimento do bloco.

Soluções inovadoras em segurança e descarbonização

Tecnologia e inovação são outro grande foco de atuação da Repsol Sinopec no Brasil, uma das empresas do setor que mais investem neste segmento no país. Através do Programa NET – Negative Emissions Technology –, a empresa alcançou 50% do seu portfólio em soluções para mitigar e neutralizar as emissões de carbono. Entre elas, está o Projeto DAC SI e Projeto DAC 5000, que utilizam solução inédita na América Latina para realizar a captura direta de CO2 do atmosfera, independentemente de sua fonte geradora.

A RSB também apresentará outras iniciativas de destaque, como os projetos USIS e GOLD, finalistas do Prêmio ANP de Inovação 2023. O Projeto GOLD, realizado em parceria com a Geowellex, concorre na categoria ‘Exploração de Petróleo e Gás’ e atua no desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial para uma perfuração inteligente, com interpretação geológica e avaliação de formação em tempo real. O Projeto USIS, feito em parceria com a empresa TideWise, concorre na categoria ‘Tecnologias Submarinas’ e está desenvolvendo um sistema autônomo não tripulado para inspecionar estruturas subaquáticas, podendo ser aplicado em de operações de E&P até eólicas offshore.

Apoio à Década do Oceano

Para potencializar avanços em prol da preservação do oceano e de ecossistemas marinhos, a RSB também demonstrará o seu apoio à Década do Oceano – iniciativa global promovida pela ONU, para garantir um futuro saudável, seguro, produtivo e sustentável para os nossos mares. Para isto, ampliará seu apoio a iniciativas ESG – Meio Ambiente, Social e Governança -, voltadas para valorização da diversidade e de patrimônios naturais e culturais, potencializando seus esforços em prol do alcance da Agenda 2030.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e pela Offshore Technology Conference (OTC), o evento conta com como tema “Tecnologias para o offshore do Brasil contribuindo para as necessidades energéticas mundiais”, reunindo especialistas e o público em geral para ampliar o debate e a visibilidade sobre os principais desafios e avanços da área.



Contato para Imprensa