Repsol Sinopec constrói o primeiro poço-teste em tamanho real em projeto de P&D conduzido por uma IOC no Brasil

O investimento contempla uma estrutura similar a uma plataforma de perfuração terrestre em escala industrial com instrumentação completa.
download

A Repsol Sinopec Brasil (RSB) e a empresa de tecnologia Geowellex construíram um poço-teste para Pesquisa e Desenvolvimento que oferecerá um ambiente em tamanho real para o teste de novas tecnologias e a capacitação técnica para jovens profissionais e estudantes, representando a primeira infraestrutura como essa construída por uma IOC (International Oil Company) no Brasil. A instalação foi construída no Geowellex Technology Center, em Natal, Rio Grande do Norte.

O investimento contempla uma estrutura similar a uma plataforma de perfuração terrestre em escala industrial com instrumentação completa, um poço de 120m de profundidade, revestimento de 9 5/8 ” e diferentes camadas de cimento. O design do poço foi pensado com o mindset de P&D. Foram introduzidos defeitos no cimento de forma intencional, a fim de criar um cenário desafiador para testes de um projeto inovador de uma ferramenta de perfilagem through tubing que a RSB possui com outro parceiro.

A construção da estrutura é parte de um projeto de P&D que tem por objetivo o desenvolvimento de um simulador hidráulico de poço para otimização de mudlogging. Através deste processo e apoiado por técnicas de aprendizado de máquina, o modelo fará predição da litologia perfurada e gerar uma caraterização do reservatório em tempo real.

Os possíveis usos da instalação incluem os listados abaixo:

  • Testar experimentos de escoamento multifásicos em escala de campo;
  • Implementação e validação de técnicas de machine learning para otimização de mudlogging;
  • Teste de novos sistemas de aquisição de dados de gás de perfuração;
  • Teste prático e qualificação de ferramentas de fundo de poço e robôs autônomos de fundo de poço para redução de custos de intervenção em poços e operações de P&A (Plug e Abandono);
  • Investigação da integridade do poço relacionada ao fluxo de CO2 em cenários de injeção associados aos processos de EOR (recuperação avançada de petróleo).

Támara García, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Repsol Sinopec, afirma que “essa infraestrutura abre uma possibilidade real de acelerar os testes dos resultados de nossos projetos de P&D, além de melhorar a eficiência das soluções, algo essencial antes de entrar em ambientes operacionais reais. Ao mesmo tempo, representa parte de nossa contribuição social através do desenvolvimento de instalações para a preparação de estudantes e jovens profissionais”.

“Sou profundamente grato à RSB por acreditar em nosso potencial e por nos dar a oportunidade de desenvolver novas tecnologias que beneficiarão os processos de E&P e nos consolida como empresa que desenvolve soluções inovadoras de baixo custo”., diz Leonardo de Montalvão, CEO da Geowellex.

O poço de teste estará disponível para todos os projetos de P&D liderados pela RSB, permitindo testes de campo e pilotos de baixo custo, o que ajudará a acelerar o processo de adaptação de tecnologias promissoras desenvolvidas pela empresa e seus parceiros ao cenário real de utilização.

 

Estrutura similar a uma plataforma de perfuração terrestre em escala industrial com instrumentação completa

 

Poço-teste de P&D – poço de 120m de profundidade, revestimento de 9 5/8 ” e diferentes camadas de cimento



Contato para Imprensa