Repsol Sinopec Brasil lança Plano de Sustentabilidade 2017

Ações da companhia apoiam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
download
A Repsol Sinopec Brasil lançou o Plano de Sustentabilidade 2017, com 11 ações que envolvem diversas áreas da Companhia. Este ano, o plano tem como parâmetro os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
As ações do Plano de Sustentabilidade respondem às expectativas identificadas junto às partes interessadas da Companhia por meio de pesquisa realizada em 2014. Segurança, meio ambiente, desenvolvimento das comunidades e práticas trabalhistas foram os temas considerados mais relevantes pelas diferentes partes interessadas da companhia.
Além de dar respostas às expectativas apresentadas na pesquisa de 2014, as ações propostas no Plano de Sustentabilidade estão enquadradas em seis temas prioritários em sustentabilidade, definidos pelo grupo Repsol no ano passado: Ética e Transparência, Pessoas, Operação Segura, Uso Eficiente de Recursos, Mudanças Climáticas e Inovação e Tecnologia. Cada tema apoia um ou mais ODS.
Entre as 11 ações propostas, três estão relacionadas ao tema Operação Segura (ODS 8) e enfatizam o compromisso da Repsol Sinopec com o objetivo de Zero Acidentes do grupo Repsol, influenciando uma cultura de segurança dentro e fora da companhia.
«Apesar de a Companhia não ser operadora de atividades offshore no Brasil, o nosso objetivo é aprimorar nossas práticas de segurança e também sensibilizar sócios, fornecedores e parceiros com quem temos relações institucionais e comerciais», conta Gabriela Simões, gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec Brasil.
Destaque também para os diferentes investimentos que a Companhia realiza para proteção e conservação da biodiversidade marinha, apoiando o tema Gestão de Recursos e Impactos (ODS 14), como o patrocínio ao AquaRio, o programa Costa Atlântica da Fundação SOS Mata Atlântica, além de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança e proteção de ambientes marinhos durante as atividades de produção de petróleo e gás, que apoiam o tema Inovação e Tecnologia (ODS 14).
Nota-se que das ações incluídas no Plano de 2017, 82% estão vinculadas ao sistema de retribuição monetária variável dos funcionários, o que representa um compromisso claro da companhia e de seus colaboradores com desenvolvimento sustentável.
A Companhia começou a produzir o seu Plano de Sustentabilidade em 2014 e deste então mantém um alto grau de cumprimento das ações propostas a cada ano. Consulte os relatórios dos anos anteriores no site da Repsol Sinopec.
«O Plano de Sustentabilidade traz informação adicional para análise de riscos a partir de um enfoque socioambiental e cria oportunidades de inovação, conectando gestores. Além disso, favorece o conhecimento uniforme das políticas de sustentabilidade por todas as áreas e fortalece as relações da Companhia com as partes interessadas», explica Gabriela Simões.
Presente de forma transversal em todas as áreas da Repsol Sinopec, a responsabilidade social está amparada por um modelo de gestão que compreende as Políticas da Companhia, o Plano de Sustentabilidade e o Comitê de Sustentabilidade. Este último é formado pelo CEO da empresa e pelos gestores responsáveis por cada área.


Contato para Imprensa