Projeto Raia (BM-C-33): uma nova era para o gás natural

Com reservas acima de um bilhão de barris de óleo equivalente, projeto expande o potencial do pré-sal para o uso de uma fonte de energia mais limpa, acessível e segura para a sociedade
download

Ativo de classe mundial e um dos projetos mais promissores do pré-sal brasileiro, o BM-C-33, na Bacia de Campos, é considerado uma peça fundamental para a economia e o futuro do nosso país. Raia Manta e Raia Pintada são os dois nomes sugeridos para as áreas de desenvolvimento do bloco.

A 200 Km de distância da costa do Rio de Janeiro e a 2.900 metros de profundidade, encontra-se um berço de recursos naturais que se estendem por quilômetros sob a crosta terrestre e o oceano, e abriga reservas recuperáveis de gás natural e óleo/condensado acima de um bilhão de barris de óleo equivalente.

Considerado uma das maiores fontes de gás natural do Brasil, sua capacidade de escoamento é estimada em 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia – o que equivale a 15% da demanda projetada nacional ou ao consumo de todo o Estado de São Paulo. A capacidade média de exportação prevista é de 14 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Com isto, teremos uma fonte de energia mais limpa, acessível e versátil, essencial para a indústria, geração de eletricidade e transporte. Através deste projeto, o Brasil assegura um suprimento estável e confiável de gás natural, capaz de viabilizar a segurança energética e a transição que almejamos para um futuro de baixas emissões.

Nosso legado e o futuro promissor

Para fortalecer o presente e trilhar o futuro, também é preciso valorizar o passado. E uma parte importante desta história tem a nossa marca: o BM-C-33 é uma das primeiras descobertas da Repsol Sinopec feitas no pré-sal, enquanto fomos operadores da área..

Atualmente, o projeto é considerado um dos mais promissores do setor para a geração de empregos e desenvolvimento econômico e social para a região. Através do consórcio formado pela Repsol Sinopec (35%), pela operadora Equinor (35%) e pela Petrobras (30%), serão destinados US$ 9 bilhões nos próximos anos para o desenvolvimento do projeto, com a criação de 50 mil novas oportunidades de emprego diretas e indiretas ao longo de todo o seu ciclo ativo.

Continuamos a ter avanços importantes. A operadora Equinor apresentou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) as Declarações de Comercialidade de duas áreas de desenvolvimento do bloco. Nas declarações, o consórcio sugere Raia Manta e Raia Pintada como os nomes de cada área, além de planos de desenvolvimento que precisam passar pela aprovação do órgão regulador.

Inovação e produção com baixas emissões

O projeto também é um exemplo de excelência técnica e científica. O desafio de alcançar essas profundezas oceânicas e extrair petróleo e gás natural exige uma colaboração sem precedentes entre engenheiros, geólogos e cientistas. A inovação desenvolvida nesse processo beneficia não apenas a indústria de energia, mas também a pesquisa científica e tecnológica em todo o país.

Utilizando um conceito inovador no Brasil, as operações na região serão realizadas através de uma plataforma FPSO – Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência -, capaz de processar o gás produzido e já especificá-lo para venda, sem a necessidade de processamento adicional em terra.

Além disto, o FPSO utilizará turbinas a gás de ciclo combinado que podem reduzir de forma significativa as emissões de CO2 do campo -, com uma média de menos de 6 kg por barris de óleo equivalente ao longo de sua vida útil, dois terços a menos que a média da indústria. A capacidade de produção do FPSO será de aproximadamente 126 mil barris por dia.

Protagonismo no mercado de gás natural

A RSB vem se consolidando como um player cada vez mais importante no desenvolvimento do mercado de gás natural brasileiro, sendo ainda um importante agente nos sistemas integrados de escoamento (SIE) e processamento (SIP) de gás natural.

Com o BM-C-33, alcançamos um novo patamar para o nosso futuro energético do nosso país, contribuindo para a transição energética, com o uso de fontes mais limpas e sustentáveis, ao mesmo tempo em que fortalecemos nossa economia. Através de uma gestão inovadora e responsável destes recursos, avançaremos para garantir um futuro cada vez mais seguro e sustentável para as próximas gerações.

 



Contato para Imprensa