Tecnologia inédita usa inteligência artificial para reduzir emissões no desenvolvimento de ativos de E&P

Software desenvolvido pelo projeto i-Concept JIP simula diversas possibilidades de engenharia conceitual, aumentando a eficiência na etapa de desenvolvimento e reduzindo emissões em novos ativos
download

O projeto i-Concept JIP está trazendo para a indústria de óleo e gás um software inédito chamado Floco, que usa a inteligência artificial para prever, com grande eficiência, todas as possibilidades de engenharia conceitual para o desenvolvimento de um campo. Desenvolvido pela Repsol Sinopec Brasil (RSB), Shell Brasil e Deep Seed Solutions, o sistema parte de balizadores e restrições, como a qualidade do óleo do reservatório e a quantidade de poços previstos, para gerar e classificar uma ampla variedade de sistemas conceituais offshore.

Alinhado aos objetivos estratégicos de eficiência, economia de baixo carbono e transição energética, o i-Concept JIP também está evoluindo para abordar em suas predições tecnológicas possibilidades para reduzir as emissões de carbono e criar as bases para simular sistemas híbridos, combinando sistemas offshore de geração de energia sustentável.

“Em outras palavras, o Floco é um sistema automatizado que simula como será a vida do campo já em produção, utilizando diferentes estruturas e formas de organização, e incluindo indicadores econômicos e agora também ambientais, para que as empresas considerem, ainda na fase de engenharia conceitual, tecnologias para reduzir sua pegada de carbono offshore e apoiar seus objetivos desafiadores de redução das emissões a médio prazo”, destaca Marcelo Andreotti, Gerente de Pesquisa em Instalações de Produção e Operações da Repsol Sinopec Brasil.

Maior eficiência e redução de custos

Atualmente, este trabalho ainda é realizado manualmente na maioria dos projetos. Entretanto, através deste sistema especialista, cria-se uma nova metodologia que torna o processo muito mais eficiente, possibilitando grande redução financeira e do tempo necessário para a atividade. “O que levaria de nove meses a um ano, poderá ser resolvido em até um mês, com uma economia de centenas de milhões de dólares”, destaca Andreotti.

O sistema garante que todas as possibilidades sejam virtualmente exploradas, facilitando a visualização gráfica de diversos indicadores, como investimento necessário, valor presente e taxa de retorno de cada solução. Desta maneira, a tecnologia desenvolvida no projeto i-Concept aprimora a qualidade dos processos decisórios.

Legenda: Vídeo ilustra o funcionamento do software FLOCO desenvolvido pelo projeto i-Concept JIP

Em sua fase atual, os pesquisadores estão desenvolvendo quatro novos pacotes de trabalho: I) Subsea Factory e Sistemas Avançados de Processamento Submarino; II) Recuperação Aprimorada de Petróleo por Injeção de CO2; III) Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS); e IV) Transição Energética.

Como reconhecimento de sua relevância para o setor, o trabalho desenvolvido na fase anterior do projeto também foi um dos finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020.

 


 

Sobre a Deep Seed Solutions:
A Deep Seed Solutions é uma organização inovadora, voltada para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a processos complexos de engenharia. Com foco na Indústria de Energia, a empresa está colaborando com a eficiência de projetos de capital, a economia de baixo carbono e a transição energética, por meio de sua forte expertise em transformação digital.


Sobre a Repsol Sinopec Brasil:
A Repsol Sinopec Brasil é pioneira na abertura do mercado de E&P e na exploração do pré-sal brasileiro. A empresa é a terceira maior produtora de petróleo e gás do país no setor privado, com operações no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos e nos campos de Lapa e Sapinhoá – o terceiro maior campo produtor do Brasil – na camada do pré-sal da Bacia de Santos.


Sobre a Shell Brasil:
Com 109 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil.



Contato para Imprensa