Repsol Sinopec é vencedora do Prêmio ANP de Inovação de Tecnológica 2023

Em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, prêmio destaca o Projeto GOLD como vencedor na categoria ‘Exploração de Petróleo e Gás’, e o Projeto USIS como finalista na categoria ‘Tecnologias Submarinas’
download

A Repsol Sinopec Brasil (RSB) é vencedora do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023, cuja cerimônia foi realizada nesta quinta-feira, 30, no Hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro. O Projeto GOLD, desenvolvido em parceria com a empresa Geowellex, foi o vencedor na categoria “Exploração de Petróleo e Gás”. Outro destaque foi o Projeto USIS, desenvolvido em parceria com a empresa Tidewise, finalista na categoria “Tecnologias Submarinas”.

Os pesquisadores da Repsol Sinopec, Rafael Valladares de Almeida e Gustavo Stachlewski Torres, representaram respectivamente os projetos finalistas GOLD e USIS.

 

Uso de Inteligência Artificial e criação de sistemas autônomos

 Através do uso de tecnologias de Inteligência Artificial, o Projeto GOLD desenvolve um sistema de perfuração de poços para interpretação e avaliação de formação geológica em tempo real. O sistema garante a comunicação dos dados obtidos em campo com a plataforma web, através de uma interface interativa em nuvem, que pode ser utilizada para gerenciar dados, modelos e aplicações em um ecossistema completamente seguro, controlável e escalável. Além disto, é capaz de operar de forma ininterrupta por dias, sob condições reais de campo. Com isto, ganha-se em qualidade e tempo nas tomadas de decisão da atividade.

 “Acreditamos que o GOLD pode revolucionar o  mudlogging – acompanhamento de perfuração de poços em tempo real – por meio de automação, digitalização e aprendizado de máquina”, reforça Rafael Valladares.

Em seu discurso, destacou a importância da premiação e o empenho das equipes da Repsol Sinopec e da Geowellex. “Agradeço e parabenizo todos os pesquisadores que trabalharam e se empenharam neste projeto ao longo de uma década. Também parabenizo a ANP, pela realização e notoriedade do evento. Este reconhecimento traz uma visibilidade que vai impulsionar a maturidade da tecnologia, expandindo a utilização do GOLD de uma forma global. Além disto, reforça os objetivos da cláusula de PD&I para alavancar a indústria nacional como uma das líderes do setor no mundo”, destacou.

Projeto finalista na categoria “Tecnologias Submarinas”, o Projeto USIS, desenvolvido em parceria com a empresa Tidewise traz uma inovação que poderá ser aplicada desde atividades de exploração e produção até em eólicas offshore. As pesquisas consistem no desenvolvimento de um sistema autônomo não tripulado para inspecionar estruturas subaquáticas. O equipamento funciona a partir da integração de um ROV – do inglês Remotely Operated Underwater Vehicle, ou Veículo subaquático Remotamente Operado inspection-class -, a um USV – também do inglês Uncrewed Surface Vehicle, Veículo de Superfície Não tripulado.

Segundo o pesquisador Gustavo Stachlewski, o projeto contribui de forma significativa para diminuir a exposição a riscos e os custos de inspeção de ativos, e aprimorar o volume e a qualidade dos dados coletados. “O reconhecimento a projetos como o USIS atesta a relevância e competência da indústria brasileira no cenário mundial, e a certeza de que os investimentos em P&D da Repsol Sinopec Brasil estão sendo bem aplicados”, destaca.

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação de interesse do setor, desenvolvidos no Brasil, com utilização de recursos da Cláusula de PD&I, presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P). A Repsol Sinopec está entre as empresas do setor que mais investem em Pesquisa e Desenvolvimento no país.

 

Reconhecimento dentro e fora do país

Os projetos de P&D da Repsol Sinopec seguem recebendo reconhecimento dentro e fora do país. A tecnologia FLOCO, desenvolvida no projeto i-Concept JIP, levou o prêmio internacional Gulf Energy Excellence Award 2023, na categoria Melhor Transformação Digital – Upstream. O projeto desenvolve métodos e processos ágeis para engenharia conceitual de campos offshore, e é realizado em parceria com a Deep Seed Solutions, a Shell Brasil e a ExxonMobil Brasil.

O Projeto CO2CHEM recebeu a indicação no World Hydrogen Awards 2023, na categoria Aplicação Industrial do Hidrogênio. Em parceria com o SENAI CETIQT, a empresa Hytron e a USP, o projeto abrange desde a fase de testes laboratoriais até a modelagem computacional e construção de uma planta piloto, com objetivo de realizar a conversão de CO2 capturado de diferentes fontes em hidrocarbonetos sustentáveis.

O Projeto WellRobot, em parceria com a Ouronova, também já foi vencedor do Prêmio ANP de Inovação 2020, na categoria “Exploração e Produção de Petróleo e Gás”, e finalista na premiação do World Oil Magazine, nos Estados Unidos, em 2022, na categoria “Melhor Intervenção em Poço”, por desenvolver uma plataforma modular autônoma para realização de tarefas de intervenção, dentro da coluna de produção.

O Projeto ARIEL, em conjunto com a Tidewise, também foi vencedor do Prêmio ANP 2020, na categoria “Redução de Impactos Ambientais e Energias Renováveis”, atuando no desenvolvimento de um sistema autônomo para detecção rápida de óleo no mar em ambiente offshore e coleta de dados.



Contato para Imprensa