São Paulo ganha nova área para prática de escalada na Mata Atlântica

Iniciativa incentivada pelo projeto Costa Atlântica da SOS em parceria com a Repsol Sinopec abriu cinco pontos de escalada em rocha no Morro de Araiçoaba, a 120 km da capital paulista
download
Via de escalada no Morro de Araiçoaba - SP Crédito: Thiago “Palito” Ribeiro/Divulgação
FOTO:Via de escalada no Morro de Araiçoaba – SP / Crédito: Thiago “Palito” Ribeiro/Divulgação

 

São Paulo acaba de ganhar uma nova área para a prática de escalada em rocha na Mata Atlântica, a apenas 120 km da capital paulista, graças a um projeto que tem o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Repsol Sinopec Brasil para incentivar o uso público em Unidades de Conservação (UCs). Foram inaugurados cinco pontos de escalada em rocha no Morro de Araiçoaba, na Região Metropolitana de Sorocaba, na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema.

“Esta ação mostra como uma área protegida pode oferecer importantes oportunidades de uso para a população, a partir de um novo atrativo turístico na Região Metropolitana de Sorocaba, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente. Para os praticantes de escaladas, será um dos pontos mais próximos da capital paulista”, afirma Erika Guimarães, bióloga e especialista em Áreas Protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Este projeto foi iniciado em fevereiro do ano passado, como uma iniciativa do Instituto Manacá e apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da Flona. Os acessos aos setores de escalada se dão por trilhas com estruturação fina, minimizando possíveis impactos em sua utilização. Todas as trilhas estão sinalizadas, indicando o caminho entre os setores.

“É um projeto que atende aos compromissos essenciais da Repsol Sinopec com o cuidado com o meio ambiente e a proteção da biodiversidade. Nossa atuação é realizada de forma responsável e transparente e buscamos contribuir com pesquisa, conservação e educação ambiental nas regiões em que atuamos”, afirma a gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec, Beatriz Giacomini.

Para a definição dos pontos de escalada, foi feito o monitoramento do urubu-rei, espécie localizada na região, buscando os possíveis locais de nidificação da ave no Morro Araçoiaba para exclusão destas áreas.

“A escalada em rocha é um esporte que vem ganhando adeptos em todo o Brasil, tendo se tornado esporte olímpico. É uma atividade que concilia o trabalho mental com o esforço físico, mediante o uso sustentável dos recursos naturais”, afirma Pietro de Oliveira Scarascia, coordenador do Programa de abertura de escalada em rocha na Floresta Nacional de Ipanema, e monitoramento do Urubu-Rei (Sarcoramphus papa) nos setores de escalada.

No Centro de Visitantes, é possível conferir uma exposição fotográfica com as imagens captadas pelo fotógrafo Thiago “Palito” Ribeiro, que ilustra todas etapas do projeto. Este trabalho contou com o apoio do fotógrafo Gregory de Castro.

 

Escalada na Flona de Ipanema
Centro de Visitantes da Flona de Ipanema abre de terça a domingo, das 8h às 17h. O ingresso para acesso aos locais de escalada custa R$ 9. É necessário assinar o Termo de Reconhecimento de Risco para escalar e estacionar o carro no estacionamento da Acadebio.

Como chegar: Os dois principais acessos à Flona são pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1 – coordenadas geográficas 23º 25′ 24″ S / 47º 35′ 45″ O), ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra (entrada pela Portaria 2 – coordenadas geográficas 23º 27′ 24″ S / 47º 35′ 30″ O).

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Sobre a Repsol Sinopec Brasil
A Repsol Sinopec atua no Brasil desde 1997 e concentra suas atividades no setor de exploração e produção de petróleo, tendo sido responsável pela maior descoberta já feita no pré-sal da Bacia de Campos. Com atividades nas bacias de Campos e Santos, nossa carteira de ativos inclui três campos produtivos – Sapinhoá, Lapa e Albacora Leste – além de blocos exploratórios com grande potencial. Orientada por seu compromisso com o meio ambiente, a companhia mantém parceria ao longo de 12 anos com a Fundação SOS Mata Atlântica, apoiando programas para a proteção e sustentabilidade dos ambientes marinhos e costeiros, restauração florestal e educação ambiental por meio dos programas Costa Atlântica, Florestas do Futuro e A Mata Atlântica é Aqui!.



Contato para Imprensa