Repsol Sinopec lança seu Plano de Sustentabilidade 2023

Empresa reforça compromisso com transição energética, segurança e mitigação de emissões, destacando participação ativa no mercado de gás natural e tecnologias inovadoras de descarbonização
download

A Repsol Sinopec Brasil (RSB) apresenta seu Plano de Sustentabilidade 2023, documento anual elaborado com base nas diretrizes de sustentabilidade do Grupo Repsol, na Agenda Global 2030 da ONU e no Acordo de Paris. A empresa reforça seu compromisso com o processo de transição energética e a mitigação de emissões, com destaque para sua atuação no desenvolvimento do mercado de gás natural e no investimento em tecnologias inovadoras de descarbonização. Além disto, amplia seu apoio a iniciativas ESG – Meio Ambiente, Social e Governança -, voltadas para valorização da diversidade e de patrimônios naturais e culturais, potencializando seus esforços em prol do alcance da Agenda 2030 e da Década do Oceano das Nações Unidas.

“Nosso plano demonstra a capacidade da Repsol Sinopec em atuar em diversas frentes, em prol do desenvolvimento sustentável do setor no país, protegendo o meio ambiente e fornecendo a energia de forma segura para a sociedade. A publicação reforça a importância do Brasil na estratégia global da Repsol, e no alcance das metas sustentáveis do grupo de zerar suas emissões líquidas até 2050”, ressalta o CEO Alejandro Ponce.

Gás natural como o combustível da transição

Buscando oferecer uma fonte de energia confiável e menos intensiva em carbono, a RSB reforça sua participação ativa no processo de abertura do mercado de gás natural, avaliando todas as oportunidades de negócio voltadas para a monetização do gás do pré-sal. O plano destaca os avanços no projeto BM-C-33, no pré-sal da Bacia de Campos. Com uma das maiores reservas recuperáveis de gás natural e condensado do Brasil, o projeto fortalece o papel da Repsol Sinopec como um importante player no mercado no país. Através da decisão final de investimento, recém-anunciada, serão destinados US$ 9 bilhões para o desenvolvimento do bloco, com a geração de 50 mil empregos diretos e indiretos.

Segurança e meio ambiente também são prioridades, por isto o plano também estabelece o fomento da cultura ESG junto a stakeholders, com ações que incluem desde o incentivo a práticas de sustentabilidade até o estabelecimento de novos critérios de Segurança e Meio Ambiente na contratação de fornecedores.

Maior confiança tributária para o setor

A Repsol Sinopec destaca ainda seu protagonismo no Programa Confia, iniciativa pioneira criada pelo Governo Federal para o aprimoramento da conformidade fiscal no país. Criado há três anos, o programa reúne cerca de 40 empresas de diversos setores, com objetivo principal de atuar na melhoria da arrecadação e destinação dos tributos federais em benefício da sociedade. Este ano, o Confia entrará em uma nova fase com a participação da RSB no projeto piloto que será implementado para avaliar boas práticas de eficiência tributária, estreitamento do relacionamento com contribuintes e transparência fiscal na arrecadação.

Estratégia de P&D com foco na descarbonização

Como forma de atuar cada vez mais em prol da meta sustentável do grupo Repsol de zerar suas emissões líquidas até 2050, a Repsol Sinopec mantém em seu novo Plano de Sustentabilidade  o foco no investimento em tecnologias inovadoras voltadas para descarbonização e energias renováveis.

Para isto, tem como objetivo manter 50% do seu portfólio de Pesquisa e Desenvolvimento voltado para projetos de descarbonização, como o Projeto DAC.SI. Lançado em parceria com a PUC do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a startup alemã DACMa, o projeto utiliza tecnologia inovadora chamada Direct Air Capture (DAC) para captura direta de CO2 da atmosfera, tornando-se o primeiro projeto deste tipo na América Latina. O primeiro protótipo do equipamento já está validado, e a previsão é de que o primeiro reator DAC comece a funcionar em dezembro deste ano, nos laboratórios da PUCRS, alimentado através do uso de energia solar. Em julho de 2024, a unidade deve começar a operar na sua capacidade completa, para remoção inicial de 300 toneladas por ano de CO2 do ar.

Diversidade e inclusão como diferencial

O estímulo à diversidade e inclusão é um ponto chave da atuação RSB junto a seus colaboradores. Por isto, a empresa estabelece a realização de iniciativas de sensibilização e engajamento junto à liderança, de cursos de conscientização para colaboradores, fortalecendo ações que já realiza dentro do Comitê de Diversidade e Inclusão, que conta com a a participação de colaboradores voluntários, e o processo seletivo que valoriza a paridade de gênero nas contratações.

Com estas ações inovadoras, a RSB alcançou posição de destaque no setor, com um total de 42% de mulheres entre seus colaboradores, sendo 34% em posições de liderança e 54% na liderança executiva.

Trajetória de marcos e pioneirismo

Presente no Brasil há 25 anos, a Repsol Sinopec é pioneira na abertura do mercado de E&P e na exploração no pré-sal brasileiro. Atualmente, está entre as maiores produtoras de petróleo e gás do país, com uma média diária de produção em torno de 80 mil barris por dia, provenientes dos campos Sapinhoá, Lapa e Albacora Leste.

Através de seus Planos de Sustentabilidade, a Repsol Sinopec Brasil reafirma seu compromisso com um amanhã responsável, contribuindo para a geração de riquezas e para o desenvolvimento sustentável da indústria no país.

 

Acesse o Plano de Sustentabilidade 2023 da Repsol Sinopec Brasil aqui.

 



Contato para Imprensa