A ciência de dados tem sido fundamental nas projeções sobre cenários da COVID-19

Como o Supercomputador AIRIS tem contribuído na simulação de cenários e análises preditivas sobre diferentes medidas de contenção da epidemia.
download

A Repsol Sinopec Brasil cedeu parte da capacidade de processamento do supercomputador AIRIS para pesquisas sobre o novo coronavírus e o resultado dessa parceria com o SENAI CIMATEC e outras instituições foi um sistema de informação open source com modelos de Inteligência Artificial para predição e classificação de diagnósticos da Covid-19. O projeto, criado entre os meses de abril e agosto de 2020, utilizou bases de dados públicas e privadas, e teve como objetivos:

  • Apoio ao diagnóstico de Covid-19 através da identificação automática de anomalias em exames de Raio-X e Tomografia Computadorizada de tórax;
  • Análise preditiva e simulação de cenários sanitários (quantidade de casos confirmados e óbitos) e econômicos futuros de curto prazo, considerando diferentes medidas de contenção da pandemia de Covid-19.

O trabalho foi resultado da pesquisa e do desenvolvimento de 18 diferentes modelos computacionais com aplicação da Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Para tanto, foram integrados, tratados e processados dados provenientes de instituições públicas e privadas de mais de 130 países, 880.000 amostras e 50.000 exames, somando cerca de 360 GB de dados clínico-epidemiológicos. Também foram utilizados dados econômicos fornecidos por Secretarias de Fazenda de 12 Estados do Brasil e dados de mobilidade urbana a nível nacional.

A acurácia para classificação de COVID-19 utilizando os modelos de IA desenvolvidos pelo projeto foi de 94% para exames de Raio-X e 77% para exames de Tomografia Computadorizada. Um exemplo de IA e a computação de alto desempenho à serviço da sociedade.

O projeto, realizado por pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes níveis e áreas de formação, contou com a consultoria do médico infectologista Dr. Roberto Badaró, pesquisador líder do Instituto SENAI de Inovação em Saúde, e de economistas do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) e Fiocruz. A equipe de Inteligência Artificial foi liderada pelo Dr. Erick Giovani Sperandio Nascimento, responsável pelo Centro de Referência em Inteligência Artificial do CIMATEC. O projeto também contou com a colaboração da HP, que cedeu pesquisadores do Laboratório de Computação Visual e Inteligência Artificial (HP ViaLab) do CIMATEC para contribuir com a pesquisa, construção e desenvolvimento dos modelos.

Ao todo o projeto envolveu 31 pesquisadores, 9 instituições e gerou 5 projetos de pesquisa. O projeto também participou do desafio HC USP Nacional ficando em 5º lugar nas pesquisas com TC e 9º lugar nas pesquisas com Raio-X.

O projeto foi financiado com recursos do SESI/SENAI e da ABDI, obtidos através de edital público.

 

AIRIS

A infraestrutura de supercomputação do CIMATEC, utilizou o supercomputador AIRIS, em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, para o desenvolvimento do projeto, como meio essencial para a viabilização do processamento de dados, treinamento, teste e inferência dos modelos de Inteligência Artificial. A mesma infraestrutura também pode ser utilizada pela comunidade científica mundial, com o intuito de apoiar outros grupos de pesquisa na execução de diferentes projetos que necessitem de alta capacidade de processamento de dados.

Qualquer pesquisador, empresa, Instituições Pesquisas ou startup com base tecnológica que necessite de recursos computacionais poderá submeter seu projeto de pesquisa (PDI) para utilizar parte da capacidade de processamento do AIRIS. Saiba mais aqui.



Contato para Imprensa