Repsol Sinopec anuncia a assinatura de contratos de compartilhamento das infraestruturas de escoamento e processamento de gás natural

A Repsol Sinopec em conjunto com a Petrobras, Petrogal Brasil e Shell Brasil, sócios nos gasodutos offshore do pré-sal da Bacia de Santos, anuncia a assinatura de contratos de compartilhamento das infraestruturas de escoamento e processamento de gás natural.
download

Os contratos preveem a interligação física e compartilhamento das capacidades de escoamento nas rotas 1, 2 e 3 (a última de propriedade da Petrobras e em fase de construção), dando origem ao Sistema Integrado de Escoamento de gás natural (SIE). Além do SIE, também estão previstos contratos que constituem o Sistema Integrado de Processamento de gás natural (SIP), que contempla o acesso das empresas às unidades de processamento, de propriedade da Petrobras, localizadas em Caraguatatuba (São Paulo), Cabiúnas e Itaboraí (em construção), esta ultimas ambas no Rio de Janeiro.

Com assinatura destes contratos, as empresas poderão escoar o gás produzido nos campos do pré-sal da Bacia de Santos por qualquer uma das rotas de exportação e processá-lo nas plantas de propriedade da Petrobras.

Para José Carlos Vicente Bravo, Diretor Regional de E&P Europa, África, Ásia, Brasil e Venezuela da Repsol, “É muito importante fazer parte do marco que celebramos hoje, através da Repsol Sinopec Brasil. A Repsol foi a primeira empresa de energia a declarar o seu compromisso de ser uma empresa de zero emissões líquidas até 2050 e o gás natural será muito importante nessa jornada”.

Mariano Ferrari, CEO da Repsol Sinopec Brasil, complementa: “Temos orgulho de ser o primeiro parceiro internacional em E&P da Petrobras ao firmarmos a joint venture do campo de Albacora Leste em 2000, além da parceria colaborativa e de sucesso na gestão de ativos de primeira linha do pré-sal como Sapinhoá e Lapa. Além da nossa parceria para o desenvolvimento do Pão de Açúcar, uma descoberta muito promissora de volumes de reservas e recursos de gás relevantes no pré-sal”.

A Repsol Sinopec Brasil tem orgulho de fazer deste marco fundamental para a construção de um novo mercado de gás no Brasil e estamos dando um passo importante em direção a uma indústria mais competitiva, atendendo nossa demanda energética de forma cada vez mais sustentável.



Contato para Imprensa