Notícias Repsol Sinopec Informa Conheça as mulheres cientistas da Repsol Sinopec Brasil

No Dia Internacional da Mulher, as mulheres do Repsol Sinopec Brasil nos falam sobre sua experiência como mulheres cientistas. O objetivo é inspirar e promover a participação de mulheres e meninas na ciência.
download

Os dias internacionais foram concebidos para sensibilizar, conscientizar e chamar a atenção para problemas globais concretos, para que governos, estados e cidadãos contribuam para sua resolução. E para promover a participação de mulheres e meninas na ciência, neste Dia da Mulher, compartilhamos histórias de algumas mulheres cientistas da Repsol Sinopec Brasil.

ELAINE é geóloga e sua principal motivação para escolher essa carreira veio de sua vontade de estudar os mecanismos da Terra e entender o que foi falado mais sobre o petróleo naquele momento. Ao longo de sua carreira, ele enfrentou diferentes desafios, tendo que combinar a criatividade com conceitos técnicos e dados reais para poder contrastá-los; interpretando o comportamento da natureza e sendo capaz de levá-lo a um modelo matemático que pode ser traduzido na produção de petróleo.

Desde que ela entrou na universidade, enfrentou o mito de que a geologia era uma disciplina para os homens. No entanto, ela é um exemplo de que quando você tem uma motivação na vida, as limitações não existem e convida todas as mulheres que querem estudar uma carreira científica para se juntar, criar conceitos, ideias concretas, evoluir com a aprendizagem e ter novas descobertas: «Continuem crescendo e façam parte da evolução».

RAFAELA estudou Engenharia de Produção na UFRJ, com ênfase em Petróleo e Gás. Ainda na escola, participou de uma palestra de um engenheiro mecânico pós-graduado em produção, e sentiu-se atraída pela carreira que mais tarde decidiu estudar.

Depois de ter experiência em distintas áreas técnicas da companhia, começou a enfocar sua carreira em atividades relacionadas ao gerenciamento de projetos, cujo maior desafio é equilibrar escopo, prazo e custo de forma saudável para a equipe de trabalho, respeitando os padrões de qualidade da companhia e atendendo às expectativas de todos os stakeholders.

Rafaela diz que ter trabalhado muito jovem em um campo no deserto da Patagônia a fortaleceu, tornando-a uma profissional mais segura e mais preparada: «foi um contexto muito desafiador e uma experiência da qual me orgulho». Muitos companheiros de trabalho, chefes e amigos a ajudaram durante esses 15 anos de carreira, mas sua família é o seu maior apoio e fonte de inspiração.

Para todas as mulheres que querem estudar uma carreira científica, ela diz: «Procure uma carreira com a qual você se identifique, sem se preocupar com rótulos ou com o que os outros pensam. Esteja preparada para aproveitar as oportunidades e enfrente as mudanças com uma atitude positiva».

RAÍSA é estudante de Geologia e afirma ter escolhido essa carreira porque sempre esteve interessada na história do planeta e na natureza. «Com a geologia, consegui conciliar minha área de interesse acadêmico, a geologia, com um trabalho voltado para o desenvolvimento da sociedade». Ela também afirma que, em diferentes momentos de sua carreira e em alguns processos seletivos, se sentiu discriminada por ser mulher, até o ponto de considerar mudar de carreira. No entanto, sua determinação e convicção não desapareceram diante dessa circunstância.

Neste momento, Raísa diz que seu principal desafio é aprender sobre o funcionamento de uma grande empresa de petróleo como a Repsol Sinopec. Para todas aquelas mulheres que querem estudar uma carreira científica, ela diz: «Não desista do seu sonho, lute pelo seu espaço e desenvolvimento, não deixe ninguém lhe dizer que não pode».

LORENA estudou Ciências do Mar, especializando-se em Geologia e Geofísica, depois completou um mestrado em exploração e exploração de hidrocarbonetos e também fez um doutorado em acumulações de gás.

«Meu pai é apaixonado por Jacques Costeau, nós assistíamos seus documentários juntos e essa paixão cresceu tanto dentro de mim que decidi estudar o tema.»
Ao longo dos anos, tem se adaptado a diferentes áreas da ciência e pouco a pouco, especializando-se em petróleo. Dentro da Repsol, ele cresceu e definiu sua profissão, ocupando diferentes cargos que vão desde 100% de cargos técnicos como intérprete de volumes sísmicos e através de estudos de modelos estáticos, liderando um grupo de geociências e atualmente gerenciando o ativo de Sapinhoá no Brasil.
O principal desafio que enfrenta atualmente é fazer o ativo gerar melhores resultados, trabalhando com uma equipe multidisciplinar para melhorar a visão do ativo, antecipando o futuro para melhorar seu desempenho.
«Eu acho que, como mulher, qualquer profissão é um desafio, porque você tem que conciliar sua vida profissional e sua vida pessoal; mas com um bom ambiente e determinação, sempre seguindo seus sonhos, você consegue o que deseja «, assegurou Lorena.
Para todas as mulheres que querem estudar uma carreira científica: «Siga seus sonhos, o importante na vida é fazer o que você gosta, aproveite seu trabalho, com isso qualquer outro problema se encaixa no tempo. As carreiras das ciências dão muitas satisfações, elas permitem que você continue aprendendo dia a dia e continue motivado e entusiasmado com seu trabalho. Para mim, a beleza desta profissão é que você sempre pode continuar a aprender algo novo, o desafio é contínuo».


Contato para Imprensa