Pesquisas da RSB estudam formas de controlar o banco de condensado em reservatórios não convencionais para quantificar o risco de perda de produtividade

Programa estuda uma metodologia para quantificar o risco de perda de produtividade devido ao acúmulo de condensado em reservatórios de gás condensado retrógrado e para obter meios porosos que podem ser utilizados em estudos de técnicas de EOR (Enhanced Oil Recovery)
download

O CYCLOP teve como objetivo principal gerar uma metodologia para quantificar o risco de perda de produtividade devido ao acúmulo de condensado e classificar o desempenho de tecnologias aplicáveis para minimizar sua formação e/ou a remoção periódica do líquido acumulado no reservatório e próximo ao poço produtor, aplicável a qualquer reservatório de condensado de gás através da geração de curvas de permeabilidade relativa sob diferentes condições. Assim como, através de manufatura aditiva, impressão 3D e análise numérica, gerar meios porosos artificiais que representem o reservatório e que possam ser utilizados em estudos de EOR em experimentos de coreflooding (injeção de fluidos em amostras de rochas).

Para isso, o projeto foi dividido em duas etapas: uma experimental e outra numérica. As atividades experimentais envolveram testes de visualização de fluxo bifásico gás-líquido em escala de poros, utilizando dispositivos microfluídicos como modelo de vidro de meios porosos, e testes em amostras com misturas binárias de etano-pentano, em altas pressões e temperaturas, que foram utilizadas em validação do modelo desenvolvido.

Na etapa numérica, os diferentes padrões de escoamento de gás e condensado em meios porosos, identificados sob diferentes condições de pressão e temperatura, foram implementados em um modelo composicional de rede de capilares para descrever o espaço poroso. As primeiras análises foram realizadas em redes regulares bidimensionais de modo a se determinar se as curvas de permeabilidade relativas seriam sensíveis a alterações na distribuição do tamanho de poros, na composição dos fluidos e na vazão imposta na rede. Uma vez confirmada a sensibilidade das curvas às mudanças nestes parâmetros, a ferramenta computacional foi ampliada para o estudo do escoamento em redes de capilares irregulares tridimensionais desenvolvidas com base na conformação espacial do volume poroso. Também, através de modelos matemáticos, buscou-se caracterizar a permeabilidade das matrizes porosas obtidas através de manufatura aditiva e implementar um código computacional que estimasse numericamente as propriedades destas amostras.

Com estas ferramentas o projeto permite explorar as curvas de permeabilidade relativa para reservatórios de condensação retrógrada que devem ser utilizadas em modelos na escala de reservatórios para a otimização das estratégias de produção. Além disso, o estudo do escoamento de condensado de gás em diversos designs de meios porosos customizados servirão para cobrir a necessidade de experimentos e operação de EOR para campos como o Pão de Açúcar no Bloco BM-C-33.

O programa CYCLOP é realizado em parceria com Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em projetos que atuam em diferentes frentes.

Os pesquisadores da RSB e da PUC-Rio produziram o paper “Análise experimental do escoamento de condensado de gás em meios porosos”, que trata de um dos resultados do obtidos até o momento. O trabalho recebeu menção honrosa na Rio Oil & Gas Expo and Conference pela apresentação do trabalho técnico.

+ Na RSB trabalhamos no desenvolvimento de metodologias e aplicações que permitam otimizar os processos de exploração e produção de hidrocarbonetos. Neste campo existem 3 objetivos principais: reduzir o tempo de início da produção, desenvolver tecnologias que ajudem em cada fase do ciclo de vida de uma jazida e aumentar a eficiência, segurança e sustentabilidade de todas as nossas operações.



Contato para Imprensa