Segurança e Meio Ambiente
SEGURANÇA
A nossa cultura de segurança nos ajuda a estender as boas práticas, comportamentos seguros e altos padrões de segurança para toda a Companhia, melhorando nosso desempenho. O compromisso com a segurança de todas as pessoas e instalações se traduz no Objetivo Zero Acidentes do Grupo Repsol. Para alcançá-lo apostamos na implicação de cada uma das pessoas que participam de nossas atividades.
Acreditamos em 10 regras básicas de segurança que podemos aplicar no nosso dia a dia para sermos mais seguros. Essas diretrizes são fundamentais para alcançarmos o nosso desafio de zero acidentes.
10 regras básicas de segurança:
1. Condução segura
2. Autorizações de trabalho
3. Isolamento e bloqueio
4. Trabalho em espaços confinados
5. Escavações
6. Equipamentos móveis e energizados
7. Trabalho em altura
8. Operações de levantamento
9. Queda de objetos
10. Prevenção de vazamento
Veja mais detalhes sobre nossas 10 regras de
segurança e baixe materiais exclusivos no hotsite:
https://www.repsol.com/es/sostenibilidad/seguridad/index.cshtml
MEIO AMBIENTE
Estamos comprometidos com a proteção do meio ambiente nas nossas operações e contribuímos para o desenvolvimento sustentável através da gestão responsável de riscos e impactos ambientais.
Nossa prioridade é minimizar os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento das nossas atividades, otimizando o gerenciamento de água, reduzindo as emissões de gases poluentes, gerenciando corretamente os resíduos, atuando preventivamente para proteger as pessoas e a biodiversidade local.
MAPEAMENTO AMBIENTAL PARA RESPOSTA À EMERGÊNCIA NO MAR (MAREM)
Somos uma das empresas que impulsionaram a criação do MAREM, que funciona como um banco de dados que permite avaliação detalhada de área eventualmente afetada pela atividade de exploração e produção de hidrocarbonetos.
Os primeiros passos para a criação do Marem foram dados em 2013, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), do qual a Repsol Sinopec Brasil faz parte, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo foi realizar a capacitação e aprimoramento do processo de avaliação de impactos ambientais, além do aperfeiçoamento da gestão ambiental, relacionados às atividades de exploração e produção de petróleo e gás.
No âmbito desse acordo, foram desenvolvidos os projetos de Proteção e Limpeza de Costa (PPLC) e de Proteção à Fauna (PPF) para levantamento de dados ambientais de todo o litoral brasileiro e ilhas costeiras. Os dois projetos foram executados a partir das experiências em planejamento, gestão e resposta a emergências ambientais acumuladas tanto pelas empresas do setor de óleo e gás como pelas consultoras responsáveis pela execução do projeto. Todo conhecimento gerado foi consolidado e integrado num banco de dados georeferenciado, originando o Marem.
O Marem é hoje uma importante ferramenta técnica e de gestão para seleção de ambientes, espécies e áreas que devem ser protegidas em caso de uma emergência ambiental. Fornece as informações necessárias para agilizar a tomada de decisão em caso de acidentes com derramamento de óleo no mar. O Marem está disponível para consulta pública em: http://www.marem-br.com.br/
O Marem foi desenvolvido pela Witt O’Brien’s, uma empresa líder em preparação, gerenciamento de crises, resposta e recuperação de desastres. A Repsol Sinopec integra o grupo de empresas de petróleo e gás representadas pelo IBP que participou e apoio o desenvolvimento do projeto.