Meio Ambiente e Energia

Jardins do Pontal

O Museu do Pontal tem o maior e mais significativo acervo de arte popular do Brasil e possibilita uma visão abrangente da vida brasileira e de suas expressões artísticas. Através das obras do museu pode-se perceber valores fundamentais do posso povo, como miscigenação racial, pluralidade religiosa e mescla de costumes. No acervo estão 300 artistas dos principais polos de arte popular do país, como Mestre Vitalino, Manuel Eudocio, Maria Ameliae outros. A Repsol Sinopec apoia a construção dos jardins da nova sede do Museu, na Barra da Tijuca. São 2 mil metros quadrados de área verde, com 30 mil mudas de espécies brasileiras em um projeto desenhado pelo Escritório Burle Marx. O Jardim contribuirá para a qualidade do ar local e oferecerá um espaço de lazer gratuito e seguro para a região.

Projeto patrocinado através da Lei de Incentivo à Cultura.

2.000m² de área verde na fase 1
30.000 mudas de 40 espécies brasileiras
Museu com 8.500 obras de 300 artistas brasileiros

Este projeto contribui com os seguintes ODS

Educação de qualidade

Formação de jovens e adultos com competências técnicas e profissionais para emprego e empreendedorismo.

Indústria, Inovação e Infraestrutura

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Parcerias e meios de implementação

Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes.

Depoimentos de quem participa do projeto

O novo Museu do Pontal contará com uma área verde de 10 mil metros quadrados, onde estão sendo plantadas mais de 40 espécies brasileiras. Até a inauguração teremos lá ipês, quaresmeiras, paineiras, bouganvilles e bromélias, além de árvores frutíferas e até plantas típicas da caatinga. Este projeto, que só foi possível graças ao apoio de parceiros como a Repsol Sinopec, irá contribuir para a melhoria da qualidade do ar e proporcionar aos nossos visitantes e aos moradores do entorno um espaço de lazer gratuito e seguro.

Lucas Van de Beuque
Diretor Executivo do Museu do Ponta

A intimidade que os artistas têm com a natureza e seus ciclos está presente e, de certa forma, estrutura, mesmo, a arte popular brasileira. Com os artistas percebemos a importância do diálogo entre arte e meio ambiente e entendemos que o novo Museu do Pontal deveria ser uma expressão dessa relação. O projeto paisagístico do Escritório Burle Marx e o projeto arquitetônico se somam e resultam em um museu jardim, que se integra organicamente à paisagem, complementando-a.

Angela Mascelani
Diretora e Curadora do Museu do Pontal

Conheça mais sobre o Museu do Pontal