Meio Ambiente e Energia

SOS Mata Atlântica

14 anos de parceria Repsol Sinopec e Fundação SOS Mata Atlântica

A Repsol Sinopec Brasil atua voluntariamente pela proteção da Mata Atlântica em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica desde 2005, através dos programas Florestas do Futuro (florestas) e Costa Atlântica (mar).

Como fruto dessa parceria 11 projetos de restauração florestal estão contribuindo para a recuperação do bioma e a proteção de rios e nascentes nas cidades de Pinheiral e Mendes, no estado do Rio de Janeiro; Salesópolis, Águas da Prata, Novo Horizonte, Araçoiaba da Serra, Piquerobi e Aparecida, no estado de São Paulo, totalizando o plantio de 52.848 mudas, que equivalem a compensação de mais de 8 mil toneladas de carbono. As florestas são essenciais para a captura e armazenamento de carbono, a proteção da biodiversidade, a regulação do clima e a produção de água.

Acreditamos que uma das estratégias mais efetivas para a proteção do meio ambiente brasileiro é a criação e fortalecimento de Unidades de Conservação (UCs), a exemplo de parques e reservas para ajudar a proteger a riqueza e vida marinha. Através do programa Costa Atlântica a Repsol Sinopec Brasil já lançou 5 editais públicos que tem apoiado 37 projetos de conservação do mar e da costa em 10 estados, contribuindo para o fortalecimento de 21 Unidades de Conservação que protegem mais de 1 milhão de hectares marinhos. Para mais informações sobre a Fundação SOS Mata Atlântica acesse:

Veja a importância do reflorestamento de Áreas de Proteção Permanente, como as matas ciliares.

Conheça os Resultados do Florestas do Futuro

Positivamente impactados pelas atividades realizadas em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica

Água limpa e saneamento

Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento

Cidades e comunidades sustentáveis

Tornar as cidades e comunidades nais sustentáveis e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Ação contra a mudança global do clima

Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

Vida sobre e terra

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas e deter a perda de biodiversidade.

Parcerias e meios de implementação

Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com sociedade civil eficazes.

Depoimentos de quem particicipou do programa

A Repsol Sinopec é uma importante parceira que contribui fortemente para os resultados da Fundação SOS Mata Atlântica na área de conservação marinha e de restauração florestal nos últimos 12 anos! Ficamos muito satisfeitos em participar desse diálogo e evolução.

Marcia Hirota, Diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica

Quando bem conservado, o bioma Mata Atlântica, fornece alimento, promove regulação do clima e da qualidade da água, abriga uma riqueza de formas de vida e ainda é fonte de recursos econômicos, lazer e qualidade de vida. Segundo dados do IBGE, cerca de 72% da população brasileira vive em área de Mata Atlântica, daí a importância de sua preservação.

Fundação SOS Mata Atlântica

Conheça as florestas da Repsol Sinopec Brasil