Integração

Academia Pérolas Negras

A Academia Pérolas Negras é muito mais do que um time de futebol. É um projeto de educação, empreendedorismo e esporte de alto rendimento que acolhe refugiados e jovens brasileiros moradores de comunidades e periferias, preparando-os para os gramados e para a vida!

Os times Profissional e Sub 20 do Pérolas Negras foram campeões da Série C do Campeonato Carioca e desde 2018 disputam a Série B2. A academia também tem um time sub 17 e esse ano iniciou os trabalhos com uma equipe feminina!

Criada no Haiti em 2010 e no Brasil em 2014, a Academia Pérolas Negras acredita que o esporte é uma ferramenta eficaz para inclusão social, igualdade, educação e crescimento profissional.

Os jovens que se destacam no Haiti, na Venezuela, na Jordânia e na Síria, são convidados a viver no Brasil e frequentar a sede da Academia Pérolas Negras, em Itatiaia. Aqui eles encontram chances reais de continuar sua formação escolar e desportiva, com oportunidades de inserção no mercado mundial de futebol.

A Academia de Futebol Pérolas Negras é a única instituição das Américas que abriga um time mundial de refugiados formado por haitianos, sírios, venezuelanos e brasileiros!

Projeto patrocinado através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Para saber mais sobre a Academia Pérolas Negras acesse: http://academiaperolasnegras.org/

Conheça os Resultados da Academia Pérolas Negras

380 atletas/alunos
11 títulos no Brasil
12 títulos no Haiti
251 atletas se tornaram jogadores profissionais

Positivamente impactados pelas atividades realizadas em parceria com o Viva Rio

Educação de qualidade

Formação de jovens e adultos com competências técnicas e profissionais para emprego e empreendedorismo

Parcerias e meios de implementação

Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes.

“Desde criança o Brasil estava no meu coração. O Pérolas Negras tem me ajudado a realizar meus sonhos, o principal deles é me tornar um jogador profissional e no futuro, atuar na Europa. Outro sonho é trazer minha mãe para o Brasil. A saudade está me matando. Depois de trazê-la, eu vou buscar meus outros familiares”

Badio
Zagueiro do Pérolas Negras

“A Academia de Futebol Pérolas Negras é um clube formador de jovens atletas brasileiros moradores de favelas e periferias em situação de vulnerabilidade social, além de refugiados do mundo inteiro. O que torna os Pérolas Negras um clube singular é a sua proposta pioneira, a capacitação educacional e profissional. A filosofia vai muito além de preparar garotos para que se tornem destaques nos gramados, o futebol é utilizado como ferramenta para que se tornem protagonistas de suas próprias histórias”.

Ronaldo Lapa
Coordenador de marketing e comunicação estratégica do Viva Rio

Essas são algumas histórias dos alunos da Academia Pérolas Negras