Repsol Sinopec Brasil apresenta seu encerramento do seu plano de sustentabilidade 2024 com foco em descarbonização

O documento detalha as ações realizadas no último ano e está dividido em seis linhas de ação: Mudanças climáticas, Meio ambiente, Inovação e tecnologia, Operação segura, Pessoas; Ética e transparência. O Plano se alinha com os objetivos globais do grupo Repsol, de se tornar numa empresa com zero emissões líquidas até 2050.
Nosso foco principal está em projetos de descarbonização, como forma de colaborar com a transição energética e com o desenvolvimento sustentável, com destaque para o DAC 300TA, o primeiro equipamento piloto da América Latina para a captura direta de dióxido de carbono do ar. Inaugurado em 2024, como parte do projeto DAC.SI, tem capacidade para capturar até 300 toneladas de CO₂ por ano da atmosfera e utilizará energia renovável para seu funcionamento. Com investimento de mais de R$ 60 milhões, incluindo pesquisa e infraestrutura, o projeto faz parte da estratégia da RSB de direcionar mais de 50% do seu investimento em P&D para tecnologias que impulsionem a descarbonização e as energias renováveis.
A Repsol Sinopec foi contemplada com o selo do programa piloto de Conformidade Fiscal Cooperativa da Receita Federal – CONFIA, uma iniciativa que visa promover a colaboração com o órgão e aumentar a transparência fiscal. O programa piloto reúne 20 empresas, com o objetivo de reduzir o contencioso fiscal, aprimorar a eficiência na cobrança de impostos e direcionar os tributos federais para o benefício da sociedade. A RSB participa dessa iniciativa desde sua criação, em 2021, e, de forma voluntária, contribuiu com seu Código de Boas Práticas Fiscais e seu Quadro de Controle Fiscal, desenvolvidos conforme as melhores práticas internacionais. Essa ação reflete o compromisso da empresa com uma governança ética e transparente.
Outro destaque do período inclui o novo escritório, inaugurado no Rio de Janeiro, que conta com um ambiente mais moderno, ergonômico e com novos espaços colaborativos, refletindo a importância de um local de trabalho que prioriza o bem-estar de seus colaboradores. Com o regime de trabalho híbrido, os postos de trabalho são compartilhados, promovendo flexibilidade e adaptação às necessidades da equipe. A RSB reafirma sua cultura de segurança, atingindo o objetivo de zero acidentes durante o período de obras do novo escritório. Após a inauguração, uma pesquisa mostrou que 90% dos funcionários avaliaram as novas instalações de forma positiva.
Desde 2014, a Repsol Sinopec Brasil implementou mais de 200 ações que contribuem para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 das Nações Unidas, consolidando sua posição de liderança em práticas responsáveis no setor energético.