Repsol Sinopec Brasil anuncia vencedoras do Prêmio Ciência Delas

A Repsol Sinopec Brasil, em parceria com a ACEBRA, Associação de Cientistas Espanhóis no Brasil e apoio da Embaixada da Espanha, anunciou as duas vencedoras do Prêmio Ciência Delas – Mulheres Cientistas pelo Amanhã em uma cerimônia pioneira, durante o terceiro encontro da ACEBRA, que aconteceu nos dias 9 e 10 de junho, no Instituto Cervantes. Estiveram presentes no evento a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, Renata Avilla, Gerente de Comunicação e Relações Externas, Cassiane Nunes, Gerente de Suporte de Portfólio de Pesquisa, e Raquel Mattos, Gerente de Portfólio de P&D e Inovação, representando a Repsol Sinopec Brasil, além de Veronica Aran, presidente da ACEBRA.
A premiação, destinada a pesquisadoras brasileiras e espanholas nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), foi a primeira do tipo e recebeu diversas inscrições de projetos relacionados aos temas de transição energética, energia renovável e descarbonização.
A primeira colocada, Renata Braga, foi responsável por um projeto que propôs a conversão de microalgas como alternativa para produção de biocombustíveis a partir de CO2 capturado. Renata foi premiada com R$ 30mil, para realizar um roteiro de network no ecossistema de inovação europeu. Já a segunda colocada, Ana Carolina Abreu, que inscreveu um projeto que utiliza inteligência artificial na integração dados de engenharia de reservatórios, geomecânica e perfuração para otimização de planos de drenagem, aumentando a eficiência da operação e reduzindo emissões, foi premiada com o valor de R$20 mil, para realizar um circuito de inovação visitando instituições brasileiras e centros de referência no desenvolvimento de novas tecnologias.
Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão de jurados nomeada pela Repsol Sinopec Brasil, composta por mulheres que atuam nas áreas de P&D e operações e pela Associação dos Cientistas Espanhóis no Brasil (ACEBRA). Concebido por mulheres, para mulheres, o troféu entregue para as ganhadoras é uma celebração do protagonismo feminino na ciência. Seu design é inspirado no olhar investigativo e transformador da ciência. A base representa uma mão estilizada, que sustenta uma forma circular, remetendo diretamente à placa de Petri, como uma representação simbólica do universo científico. A criação é assinada por uma designer mulher, reforçando o compromisso com a valorização do talento e da representatividade feminina em todas as etapas deste prêmio.
Renata Avilla, Gerente de Comunicação e Relações Externas da RSB, explicou a importância da premiação: “Iniciativas como esta, que trazem reconhecimento para mulheres que estão no meio científico, são fundamentais para enriquecer o setor e inspirar a próxima geração de profissionais. Esse prêmio mostra para jovens estudantes que o esforço vale a pena. Fico muita grata por fazer parte de uma iniciativa que t se destaca ao promover o crescimento acadêmico e profissional das ganhadoras, oferecendo oportunidade de network e de desenvolverem novas iniciativas”
Puderam participar do concurso pesquisadoras e cientistas do sexo feminino, com nacionalidade brasileira ou espanhola, com iniciativas de pesquisa desenvolvidas e implementadas em universidades, institutos ou centros de pesquisa brasileiros.