DAC.SI conquista Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025
O projeto DAC.SI (“Implementação de Infraestrutura Nacional e Centro de Competência em PD&I para Testes e Validação de Tecnologias de Captura Direta de CO₂ do Ar”), desenvolvido pela Repsol Sinopec Brasil em parceria com o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS, conquistou o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025, na categoria Meio Ambiente e Redução de Impactos Ambientais. A premiação, promovida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi anunciada no dia 5/12, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro.
A premiação reforça a importância estratégica do DAC.SI para o avanço de soluções de baixo carbono no país. O projeto contribui para a criação de uma estrutura nacional voltada ao desenvolvimento e à validação de tecnologias de Captura Direta de CO₂ do Ar (Direct Air Capture – DAC), em consonância com a ambição de descarbonização do Grupo Repsol e as metas climáticas do Acordo de Paris. Para isso, articula iniciativas de pesquisa, inovação aberta e formação de especialistas, fortalecendo um ecossistema sólido para o desenvolvimento tecnológico no Brasil.
A equipe da Repsol Sinopec Brasil subiu ao palco para receber o prêmio. Em seu discurso de agradecimento, a Gerente de Suporte de Portfólio de P&D, Cassiane Nunes, destacou:
“O projeto é fruto de nossa parceria com a PUCRS, no propósito de fazer algo novo, em comprometimento com o meio ambiente, a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico. De maneira pioneira, comissionamos o primeiro equipamento de captura direta de CO2 do ar no Brasil; o maior da América Latina. Nós, da Repsol Sinopec, acreditamos que a inovação tecnológica é uma alavanca essencial para construção de modelos energéticos mais sustentáveis e enfrentar o desafio de descarbonizar as nossas atividades. Hoje, mais de 50% do nosso portfólio de P&D é dedicado a tecnologias de descarbonização.”
Além da premiação do DAC.SI, o Gerente de Pesquisas de Geociências da Repsol Sinopec Brasil, Leonildes Soares, também foi premiado pela ANP pela co-autoria no paper «Efficient CO₂ capture using aminated surfactant in oily and saline formulations», vencedor na categoria de Melhor Artigo Científico.
As conquistas no Prêmio ANP 2025, refletem nosso compromisso com a descarbonização, um dos pilares estratégicos da atuação da Repsol Sinopec Brasil, materializado em iniciativas de desenvolvimento tecnológicos, preservação ambiental e desenvolvimento social.
5 vezes campeã no prêmio ANP Inovação
Com a conquista de 2025, a Repsol Sinopec Brasil já soma 5 prêmios ANP de Inovação.
Em 2024, o projeto i-Concept JIP, uma aplicação de Engenharia Metaheurística de Sistemas Baseados em Modelos (MBSME) para engenharia conceitual integrada de sistemas offshore, foi vencedor da Categoria VI – Projetos na área de «Adoção Tecnológica». O projeto foi desenvolvido pela Repsol Sinopec Brasil em parceria com Shell Brasil Petróleo, ExxonMobil e Deep Seed Solutions.
Em 2023, a conquista se deu na categoria «Exploração de Petróleo e Gás com o Projeto Gold, um ecossistema integrado em nuvem para desenvolvimento de modelos e análise de dados para perfuração inteligente, análise geológica e avaliação de formação em tempo real , em parceria com a Geowellex
O Projeto WellRobot, plataforma robótica autônoma para operações rigless de perfilagem e intervenção em poços, realizado em parceria com a Ouronova e a PUCRJ, foi vencedor do Prêmio ANP de Inovação 2020, na categoria “Projeto desenvolvido por Empresa Brasileira em Exploração e Produção de Petróleo e Gás”.
O Projeto ARIEL, em conjunto com a Tidewise e a UFRJ, também foi vencedor do prêmio em 2020, na categoria “Redução de Impactos Ambientais e Energias Renováveis”, atuando no desenvolvimento de um sistema autônomo para detecção rápida de óleo no mar em ambiente offshore e coleta de dados
Leia também: Projeto da PUCRS de captura de CO₂ vence prêmio da ANP | Portal PUCRS
Saiba mais sobre os projetos de PD& desenvolvidos pela Repsol Sinopec Brasil.