Rio Oil & Gas 2022 marca o início da nossa celebração de 25 anos no país
Como patrocinadores Platinum desta 22ª edição, tivemos o evento como palco para o início da nossa campanha de celebração de 25 anos no país, contando com a presença especial do nosso CEO Alejandro Ponce e do diretor executivo de E&P Europa, Ásia, Brasil e Venezuela da Repsol, Jose Carlos Vicente Bravo.
Conteúdo interativo e demonstração da tecnologia ARIEL
No estande principal, os visitantes puderam acessar conteúdos interativos e multimídia apresentando os principais marcos da nossa trajetória, entre eles, o pioneirismo na abertura do mercado de E&P no Brasil, a participação em ativos de classe mundial, como Lapa e Sapinhoá, os projetos referência em tecnologia e inovação, com a exposição do Projeto ARIEL e o WellRobot, e iniciativas de contribuição para o meio ambiente e a sociedade.
Pela primeira vez no evento, montamos um estande em frente ao mar da Baía de Guanabara para realizar a demonstração do Projeto ARIEL, que desenvolvemos em parceria com a empresa TideWise e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema autônomo composto por um barco (USV) e um drone (VANT) para detecção da presença de óleo no mar e coleta de dados para alimentar os modelos de dispersão de óleo.
Confira a live de demonstração ao vivo do projeto ARIEL na Rio Oil & Gas 2022. >>>
Brasil como peça-chave do Grupo Repsol
Participando de plenária junto a líderes de outras grandes empresas do setor, o diretor Jose Carlos Vicente Bravo reforçou a importância do país na estratégia do Grupo Repsol, durante o debate «Panorama internacional da indústria Upstream: oportunidades e desafios no Brasil».
A construção de parcerias sólidas é um dos nossos pontos fortes nestes 25 de atuação, na visão do diretor: «Fomos pioneiros na abertura do mercado de E&P no país, através da parceria com a Petrobras para Albacora Leste, e, desde então, formamos outras parcerias estratégicas que consolidam nossa presença em ativos de classe mundial do pré-sal. A parceria com a Sinopec, desde 2010, também tem sido muito importante neste processo.»
A referência mundial em Upstream e o protagonismo no BM-C-33 foi também ganharam destaque. «Na Repsol, somos um operador de referência mundial no upstream, graças à expertise de nossos profissionais e ao uso de tecnologia de última geração, que nos permitiram protagonizar algumas das maiores descobertas da última década, incluindo o campo de Pão de Açúcar, no Bloco BM-C-33. Esse histórico fortalece nossa posição como um parceiro importante e favorece a troca de experiências com as empresas do setor», completou.
Tecnologia e inovação no centro do debate
Durante a programação da Rio Oil & Gas, dedicamos um dia especial para falar sobre tecnologia e inovação, com a participação do nosso gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Jose Javier Salinero Rodriguez, na Arena do Futuro, destacando o potencial brasileiro em empreendedorismo e inovação para o setor de O&G.
«Existe uma oportunidade incrível de desenvolvimento de startups no país voltadas para o meio científico. O Brasil é um país estratégico para o Grupo Repsol, e, até 2023, investiremos cerca de R$200 milhões em projetos de P&D, buscando cada vez mais parcerias com as melhores startups, centros de pesquisa e universidades do país», completou.
Durante a sessão «Inteligência Artificial – A revolução digital no O&G», a líder de Projetos Digitais – Operações e GEE da Repsol, Támara García, destacou em sua palestra virtual os benefícios que as tecnologias mais avançadas de IA estão trazendo para os projetos de E&P da companhia, em áreas como manutenção preventiva e em logística de bens e materiais dentro do próprio campo.
«Estamos desenvolvendo ferramentas de IA para nossos próprios centros operacionais e salas de controle, de forma que seja possível monitorar e otimizar as operações em tempo real e de forma remota desde nossos escritórios, com objetivo de melhorar a eficiência operacional nos nossos campos, reduzindo emissões e melhorando os aspectos de HSE», destacou Támara.
Por que o seu lugar é na indústria?
A participação do jovem foi tema do debate «Por que o seu lugar é na indústria de energia?», que aconteceu na Arena Young Summit, com a participação da analista fiscal Amanda Vilanova. Coordenadora do nosso Comitê de Diversidade e Inclusão, Amanda destacou sua experiência no comitê e como ele contribui para o avanços de iniciativas dentro da empresa:
«Neste grupo, incentivamos as pessoas a compartilharem suas histórias e a promoverem ações, para que, a partir disto, se tornem agentes da mudança. Isto é o que nos move a dar conta do trabalho do dia a dia e ainda contribuir para criar um novo amanhã, através das nossas atividades no comitê.»
Cartilha de Boas Práticas para Empresas do Setor
Durante a Rio Oil & Gas, foi lançada a «Cartilha de Boas Práticas para Empresas do Setor e Parceiros Tecnológicos em Projetos de PD&I», que tem como objetivo orientar parceiros em projetos de PD&I quanto aos principais temas sobre (i) distribuição e alocação dos recursos; (ii) alinhamento ao regulamento técnico da ANP; (iii) questões contratuais; e (iv) prestação de contas dos projetos.
A cartilha foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), em conjunto com a Repsol Sinopec Brasil e outras empresas petrolíferas atuantes no país, e em breve estará disponível no site do IBP.
Celebração de 25 anos
Prestes a completar 25 anos no Brasil, em 14 de novembro, iniciamos no evento uma campanha especial dentro do conceito Criadores do Amanhã, tendo como peça principal um vídeo institucional que reforça nossa importância como uma das maiores empresas do setor e nossa contribuição para o setor e a sociedade, através de projetos de tecnologia, sociais e de meio ambiente.
“No momento em que se discute o valor da indústria de óleo e gás, este evento demonstra que ela continua sendo essencial como grande geradora de riquezas para a sociedade, e que, ao mesmo tempo, está se autoavaliando e agregando referenciais tão importantes como sustentabilidade e diversidade», destaca nossa gerente de Comunicação e Relações Externas, Beatriz Giacomini.
«Para nós da Repsol Sinopec Brasil, ter o mar como palco do evento vai ao encontro do nosso marco de 25 anos agregando valor ao Upstream brasileiro e à criação de novas tecnologias, como a que demonstramos na Baía de Guanabara com o Projeto Ariel, grande referencial na segurança de operações offshore», completou.