Meio Ambiente e Energia
SOS Mata Atlântica
15 anos de parceria Repsol Sinopec e Fundação SOS Mata Atlântica
A Repsol Sinopec Brasil atua voluntariamente pela proteção da Mata Atlântica em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica desde 2005, através dos programas Florestas do Futuro (florestas) e Costa Atlântica (mar).
Como fruto dessa parceria 11 projetos de restauração florestal estão contribuindo para a recuperação do bioma e a proteção de rios e nascentes nas cidades de Pinheiral e Mendes, no estado do Rio de Janeiro; Salesópolis, Águas da Prata, Novo Horizonte, Araçoiaba da Serra, Piquerobi e Aparecida, no estado de São Paulo, totalizando o plantio de 52.848 mudas, que equivalem a compensação de mais de 8 mil toneladas de carbono. As florestas são essenciais para a captura e armazenamento de carbono, a proteção da biodiversidade, a regulação do clima e a produção de água.
Acreditamos que uma das estratégias mais efetivas para a proteção do meio ambiente brasileiro é a criação e fortalecimento de Unidades de Conservação (UCs), a exemplo de parques e reservas para ajudar a proteger a riqueza e vida marinha. Através do programa Costa Atlântica a Repsol Sinopec Brasil já lançou 5 editais públicos que tem apoiado 37 projetos de conservação do mar e da costa em 10 estados, contribuindo para o fortalecimento de 21 Unidades de Conservação que protegem mais de 1 milhão de hectares marinhos.
Para mais informações sobre a Fundação SOS Mata Atlântica acesse:
Veja a importância do reflorestamento de Áreas de Proteção Permanente, como as matas ciliares.