Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) são ferramentas fundamentais para a nossa companhia. A integração de tecnologias próprias que permitam alcançar uma vantagem competitiva, assim como a identificação de oportunidades responsáveis para com o nosso meio ambiente fazem parte da nossa filosofia em relação ao futuro.

 
 
LMIERP
 
Os investimentos da Repsol Sinopec em projetos de P&D são realizados em parceria com renomados centros de pesquisa e universidades do país, como CT-DUT, UFRJ, UFF, USP e Unicamp, por meio de estudos que visam o avanço tecnológico do setor energético em consonância com a preservação do meio ambiente.
 
O Centro Tecnológico 2 (CT2) da Fundação Coppetec/UFRJ, na Ilha do Fundão, representa um marco na indústria de petróleo e gás. O novo complexo é um dos maiores polos de pesquisa da América Latina. Incentivadora da pesquisa acadêmica, a Repsol Sinopec apoiou o projeto para construção de um dos cinco laboratórios especializados em petróleo e gás: o Laboratório de Modelagem de Impactos e Ecogerenciamento de Reservatórios de Petróleo (LMIERP).
 
As linhas de pesquisa deste laboratório estarão voltadas a temas como a Preservação da Biodiversidade nas Operações de Perfuração e Exploração de Petróleo; Avaliação do Ciclo de Vida de Insumos da Indústria de Petróleo; Produção de Biocombustíveis; Logística Ambiental em E&P; e Modelagem Ecoeficiente de Reservatórios de Petróleo.
 
 
Centro de Tecnologia da Repsol
 
O Centro de Tecnologia da Repsol (CTR) é o maior da Espanha. Localiza-se em Móstoles, Madri. Seu desenho envolveu a diversidade de atividades que atualmente abrange (exploração e produção, refino, gás, química).
 
Na Repsol, a tecnologia tem a missão de criar valor e conhecimento próprio através da P&D e do suporte tecnológico especializado no âmbito dos processos de produção e os produtos da empresa.
 
Seu principal ativo é constituído pelo conhecimento e a capacidade tecnológica dos mais de 400 técnicos e pesquisadores encarregados do desenvolvimento tecnológico no curto, médio e longo prazo e da melhoria contínua da eficiência, da qualidade técnica e do meio ambiente de nossos processos e produtos.
 
A atividade é programada em contato direto com as unidades operacionais da empresa. Este planejamento contempla, também, a parceria de P&D com Universidades e centros de pesquisa, bem como o desenvolvimento de projetos em colaboração com outras empresas, sempre visando alcançar a máxima eficiência e qualidade. O Centro de Tecnologia da Espanha é credenciado com o certificado ISO 14001 de meio ambiente e os laboratórios que o demandam têm certificações de qualidade ISO 9001 ou ISO 17025.
 
A partir do projeto Caleidoscópio, que deu à Repsol o prêmio de "Melhor tecnologia comercial do ano" no Platts Global Energy Awards 2009, um projeto está sendo desenvolvido no Brasil com o intuito de obter melhores imagens sísmicas e contribuir para uma melhor caracterização dos reservatórios no pré-sal.
 
A tecnologia fornece imagens em 3D a partir de informações sísmicas que levam a interpretações mais rápidas e precisas para as buscas em águas profundas e ultraprofundas. A pesquisa objetiva reduzir  os riscos exploratórios e aumentar as possibilidades de descobertas de novas reservas no pré-sal.