Upstream

 

É o conjunto de atividades de exploração, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos.

 

O Brasil tem se consolidado com uma das áreas estratégicas para a Repsol a nível mundial. As descobertas realizadas ao longo de nossa história por aqui confirmam o acerto da companhia em apostar no país como um dos projetos chave para seu crescimento. O pré-sal brasileiro é, sem dúvida, uma das áreas petrolíferas mais promissoras no mundo.

 

Em 2010, foi concluído o processo de reestruturação do portfólio brasileiro, na qual a Repsol concentrou seus ativos na área de Upstream. No mesmo ano, se tornou a empresa estrangeira privada que mais investiu em Exploração no país.

 

Consolidando a confiança no Brasil, também em 2010, realizou uma ampliação de capital, pela qual a chinesa Sinopec aportou 7,1 bilhões de dólares na operação brasileira criando, assim, a Repsol Sinopec Brasil. Este montante será totalmente utilizado para desenvolver os projetos locais, entre os quais estão algumas das descobertas mais importantes do mundo nos últimos anos, como os campos de Pão de Açúcar e Sapinhoá.

 

Situado a cerca de 200 km da costa do Rio de Janeiro, no bloco BM-C-33 foram feitas as descobertas de Pão de Açúcar, Seat e Gávea, que juntas apresentam estimativas in place de mais de 700 milhões de óleo e mais de 3 trilhões de pés cúbicos de gás. 

 

A Repsol Sinopec também integra o consórcio que detém os direitos sobre o bloco BM-S-9, onde está o campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos. O campo de Sapinhoá tem um volume recuperável total estimado em 2,1 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). O campo produz cerca de 190 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia, com cinco poços produtores conectados à FPSO Cidade de São Paulo e outros dois conectados à FPSO Cidade de Ilhabela. 

 

A companhia produz em Albacora Leste desde 2006. Localizada na Bacia de Campos, a área é operada pela Petrobras, que detém 90% de participação, enquanto a Repsol Sinopec possui os outros 10%.

 

A companhia sempre apostou no desenvolvimento sustentável e no compromisso com a comunidade para realizar suas atividades de exploração e produção. Nosso compromisso é trabalhar cada dia mais para desenvolver soluções energéticas para o nosso planeta.