Projetos selecionados pelo VI Edital, lançado em 2013
 
A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou os resultados do VI Edital do programa Costa Atlântica. O edital disponibilizará até R$ 300 mil para projetos para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade das zonas costeira e marinha sob influência do bioma Mata Atlântica.
 
Os projetos aprovados terão prazo máximo de 12 meses para sua execução, contados a partir da data de assinatura do contrato, e seguem uma das duas linhas de atuação: "Fortalecimento de Unidades de Conservação Marinha" ou "Negócios e Práticas Sustentáveis Envolvendo Recursos Marinhos e Costeiros Associados ao Bioma Mata Atlântica".
 
Confira a lista de projetos aprovados
 
Linha 1
 
Na primeira linha de atuação, o apoio vai desde o diagnóstico e estudos para a criação de uma Unidade de Conservação (UC), passando por diversos processos como Plano de Manejo, fiscalização, atividades de pesquisa, uso público, até a formação e consolidação de voluntariado em UCs e educação ambiental.
 
- Organização: SALT – Sea & Limno Technology Consultoria Ambiental
Local: São Paulo
Projeto: Sistema integrado de monitoramento ambiental participativo – Alcatrazes
 
- Organização:Associação Voz da Natureza
Local: Espírito Santo
Projeto: Subsídios para criação de Unidade de Conservação na Foz do Rio Doce- ES
 
- Organização: Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos
Local: Santa Catarina
Projeto: Princípios e diretrizes para a incorporação da abordagem territorial à formulação, desenvolvimento e revisão de Planos de Manejo das Unidades de Conservação integrantes do NGI – SC.
 
- Organização: Comissão Ilha Ativa
Local: Piauí
Projeto: APA Viva
 
- Organização: Aquasis – Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos
Local: Ceará
Projeto: APA Manguezal da Barra Grande: conservando o maior berçário da vida marinha do Ceará
 
Linha 2
 
A segunda linha do edital apoia projetos de uso sustentável de recursos pesqueiros e de recursos naturais com a geração de emprego e renda em comunidades locais, bem como projetos de turismo sustentável de base comunitária e pagamento por serviços ambientais (PSA).
 
- Organização: Fundação Mamíferos Aquáticos
Local: Paraíba
Projeto: Sou Fruto do Mar: Construindo possibilidades