Pescadores de São João da Barra recebem carteiras POP
Trinta pescadores de São João da Barra, no Rio de Janeiro, receberam no dia 14 de julho suas carteiras de pescador profissional após se formarem no curso POP, promovido pela Plataforma Educativa Repsol Sinopec em parceria com a Marinha. Na cerimônia, realizada no auditório da Colônia de Pescadores da cidade, estiveram presentes o CEO da Repsol Sinopec Brasil, Héctor González, assim como o CFO da companhia, Li Rui, o comandante da Marinha Carlos Barreto e o secretário de Pesca de São João da Barra, Joel Pinto Serra.
 
"É uma honra para a Repsol Sinopec contribuir para a formação e o aprimoramento profissional dos pescadores. A carteira POP é fundamental para que eles exerçam a profissão de maneira regular. Agradecemos à Marinha do Brasil por esta parceria", declarou González.
 
A Plataforma Educativa Repsol Sinopec é um programa itinerante com foco no desenvolvimento comunitário e na cidadania das comunidades litorâneas. Todas as atividades são gratuitas, acompanhadas por material didático e ministradas em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, com capacidade para 25 alunos por turma e equipada com computadores e kit multimídia. Em seis anos de estrada, a Plataforma Educativa Repsol Sinopec percorreu mais de 70 mil quilômetros entre Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, atendeu mais de 12 mil pessoas, visitou 18 cidades e ministrou 20 diferentes cursos. 
 
"Desejo que está parceria se renove por muitos anos e que o nosso município esteja sempre entre os selecionados para receber este projeto tão importante para nossa região. Em nome da Secretaria de Pesca, agradeço à Repsol Sinopec pela iniciativa", disse Joel Pinto Serra.
 
Plataforma Educativa em São Paulo
Após visitar quatro cidades no Rio de Janeiro, o Programa agora está no litoral de São Paulo. De 23 a 31 de julho, a Plataforma Educativa esteve em Ubatuba, onde também ofereceu o curso POP. Agora ela segue para São Sebastião (12 a 24/8) e Ilhabela (24/8 a 4/9).