Plataforma Educativa Repsol Sinopec

O Plataforma Educativa Repsol Sinopec é um programa itinerante e tem como objetivo levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional às comunidades costeiras onde a companhia atua.
 
Em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, equipada com computadores, kits multimídias, energia solar e com capacidade para atender 25 alunos por turma, são oferecidas palestras nas áreas de saúde e meio ambiente e cursos voltados especialmente para a comunidade pesqueira como "Gestão de Resíduos no Mar", "Processamento de Pescados", "Manutenção Preventiva de Motores", "Radio amador", "Pescador Profissional" (POP) e "Marinheiro Auxiliar de Convés" (MAC).
 
A Plataforma Educativa conta com o apoio de uma rede de parceiros — Marinha do Brasil, empresas privadas, Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Turismo das cidades por onde passa. Através destas parcerias a Plataforma Educativa também oferece atividades complementares aos assuntos relacionados às atividades profissionais do pescador com palestras sobre: "Legalização de embarcações e provas de habilitação arrais amador e mestre amador", "Legislação ambiental sobre pesca" e de interesse comum como "Preservação ambiental", orientações sobre saúde e condutas de risco, aferição de pressão e medição de diabetes.
 
Todas as atividades são gratuitas e desde a sua criação, em julho de 2009, o Plataforma Educativa Repsol Sinopec já esteve em dezoito cidades da costa brasileira, em algumas delas mais de uma vez atendendo a algumas das necessidades da população local, beneficiando mais de 12 mil pessoas.